Motivação

21/08/2014 01:17 - Atualizado em 08/12/2016 09:28

8 conselhos para você aprender como falar em público de forma segura

Aprender como falar em público é vital para a sua carreira.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seja para apresentar uma nova ideia na reunião com o chefe e os colegas, seja para vender um projeto à firma cliente, aprender como falar em público é importante para sua carreira.

Como falar em público sem nervosismo

A tarefa nem sempre é encarada como simples. Aliás, entender como falar em público sem deixar o nervosismo tomar conta é sempre um desafio. Gaguejar, suar, tremer e esquecer-se do que estava por ser dito são receios comuns entre os que não dominam a arte do discurso.

Conforme o professor de expressão verbal, Reinaldo Polito, uma das maiores referências brasileiras em oratória, expressar-se bem não é um dom de poucos, mas uma habilidade que se aprende a partir de técnicas. A seguir, vamos conhecer algumas delas.

Aprenda como falar em público com 8 dicas

Comece a se preparar para o grande momento:

falar-em-publico

1. Segundo Polito, agir de maneira espontânea é dica importante, considerando que o público costuma identificar quando uma pessoa conduz uma apresentação de maneira artificial. Colocar-se da forma mais natural possível fará com que você se sinta mais confiante.

2. Munir-se de um roteiro, com palavras-chave do que deve ser mencionado durante o discurso fará com que você apresente o seu material de forma lógica e sequenciada, o que facilitará o entendimento dos que assistem.

3. Certificar-se da grafia correta dos slides a serem exibidos e assegurar-se da conjugação correta dos verbos e termos a serem usados no discurso devem evitar que você cometa erros e empregue palavras incorretas durante sua exposição.

4. Tente buscar informações sobre o público que irá assistir. Saber o nível intelectual e até que ponto conhecem o assunto que será exposto, bem como a faixa etária predominante dos ouvintes vai ajudá-lo a preparar sua conferência de maneira mais conveniente.

5. Como em uma redação, uma apresentação oral deve conter começo, meio e fim. Em outras palavras, ensina Polito, anuncie o que vai falar, fale e conte sobre o que falou. Antes de iniciar os tópicos, cumprimente e conquiste a audiência com elogios sinceros.

Para isso, é preciso estar atento à plateia e situações ao redor. Após, segue-se com o discurso, apresentando os dados de preferência com base em pesquisas. No final, faça um breve resumo do que foi exposto para que o público capte melhor a mensagem.

como-falar-em-publico

6. Mantenha uma postura correta, evitando apoiar-se em uma só perna. Busque gesticular, mas não em excesso. Olhe em direção ao público e alinhe sua expressão facial ao discurso, mostrando o quão interessante é o assunto que você apresenta. Evite falar com as mãos nos bolsos ou braços cruzados.

7. Use o bom-humor para captar a atenção dos ouvintes com mais facilidade. Tenha, contudo, cuidado para não ficar o tempo todo fazendo gracinhas, pois isso pode afetar sua credibilidade. Exagerar não é uma boa maneira de demonstrar como falar em público.

8. Esteja preparado para falar. Dê atenção ao conteúdo, mas também procure treinar a forma como vai expô-lo. Faça exercícios falando sozinho na frente do espelho, ou se tiver condições, diante de uma câmera de vídeo. Pedir que amigos ou familiares assistam à apresentação antes de exibi-la ao público que irá discursar é mais uma forma de organizar-se mentalmente.

Melhora vem com a prática

Com o tempo, após suas primeiras apresentações, você terá aprendido como falar em público e se tornará cada vez mais seguro. Assim, a oratória será algo mais simples e comum do que você mesmo imaginava. Que tal começar a praticar esses oito passos agora mesmo?

E você, já falou em público? Conte como foi a sua experiência.

TAGS
motivação
medo
comunicação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ