Motivação

07/10/2014 06:11 - Atualizado em 02/12/2016 08:19

5 dicas para você aprender a lidar com um chefe mandão

Bajular o chefe mandão não é um bom caminho para o sucesso profissional.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É comum que algumas pessoas não tenham um bom relacionamento com seus chefes. Por mais que aquele perfil intimidador seja coisa do passado, nos dias atuais ainda podem existir alguns tipos de chefe mandão, que não conseguem criar um ambiente de trabalho tranquilo.

chefe-mandao

Mas é importante saber identificar e aprender a lidar com ele, para que isso não atrapalhe o seu rendimento – ou até mesmo diminua a sua autoestima. Para isso, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa:

Como lidar com o chefe mandão

1. Faça o seu trabalho bem feito

Uma das dicas mais importantes para conseguir manter uma boa relação com o chefe é fazer o seu trabalho sem deixar margem para contestações. Faça as suas tarefas da maneira como foram solicitadas e não deixe nada inacabado.

Evite ser muito detalhista e perder tempo com algo não tão importante, pois isso pode ser interpretado pelo seu chefe como você não estar sendo produtivo e demorando muito para fazer seu trabalho.

2. Mantenha diálogos calmos

Talvez falar com o seu chefe seja um momento de tensão, pois uma das características do chefe mandão é gerar insegurança. Mas se você está fazendo tudo certo, não há motivos para se embaraçar durante um diálogo.

Tente ficar tranquilo quando ele se dirigir a você, não demonstrando, por exemplo, desconforto por causa da conversa.

3. Tenha cuidado com as bajulações

Outra dica é não criar um relacionamento íntimo com o seu chefe. Forçar amizade, ou se direcionar a ele de forma pessoal para tentar se aproximar e melhorar o clima não é o melhor caminho. Esse comportamento vai ser interpretado como bajulação, e ser o famoso “puxa saco” não agrada nem um tipo de chefe.

4. Evite discussões

Evitar discutir com o chefe também é importante. Se ele tem o perfil de chefe mandão e não aceita sugestões, apresentar uma proposta diferente pode acabar gerando um conflito, por exemplo. Evite discussões em momentos assim, pois será mais difícil ainda de mostrar a sua ideia, ou falar algo a que ele dê ouvidos.

Encontre a melhor hora para falar sobre cada assunto, para que ele não pense que você não está aceitando as suas ordens, causando assim um desentendimento entre vocês. Se você tem um chefe mandão, não dê palpites, espere que ele solicite a sua opinião.

5. Controle as suas emoções

Para lidar com um chefe mandão é preciso saber controlar as suas emoções e, muitas vezes, deixar os problemas pessoais de lado. Você precisa separar a vida profissional de todo o resto, e não levar as situações com o seu chefe para o lado pessoal. No local de trabalho, as suas atitudes devem ser racionais e com responsabilidade.

É comum ter problemas para se relacionar com alguém que você não concorda com as ideias ou atitudes. Isso acaba causando empatia e indisposição entre as pessoas, o que dificulta ainda mais a relação. Mas quando se trata do chefe é preciso arrumar uma maneira de superar isso, para que o convívio não se torne algo insuportável.

Aprender a lidar com um chefe mandão melhora o ambiente de trabalho e evita que você se aborreça ou acabe ficando desmotivado. Mas é importante avaliar a situação, e ver se realmente vale a pena passar por situações desconfortáveis para manter o emprego.

Gostou das nossas dicas de lidar com chefe mandão? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ambiente de trabalho
motivação profissional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ