Motivação

22/08/2014 07:00 - Atualizado em 08/12/2016 05:55

12 ideias para você encontrar motivação no trabalho

A busca por maior motivação no trabalho pode partir da empresa ou do próprio profissional.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem trabalha em período integral sabe: muitas vezes, se gasta mais tempo no escritório do que em casa, com a família. Considerando isso, é possível perceber quão importante é fazer parte de uma empresa que se respeite, dedicando-se a uma função que se goste e encontrando a motivação no trabalho.

Falta de motivação no trabalho atrapalha produtividade

A rotina necessária em certas atividades e as pressões corporativas, entre outros fatores, ainda que sejam uma realidade de muitas companhias, podem fazer com que o profissional se desestimule. E, quando não há motivação no trabalho, surgem as perdas produtivas.

motivacao-no-trabalho

Como tentativa de resgate do estímulo de seus colaboradores, há empresas que passam a oferecer pacotes de benefícios, salários mais atrativos e mesmo programas de qualidade de vida. Ainda assim, muitas vezes há quem não se impressione com tais medidas.

Nestes casos, é preciso que o profissional faça uma reflexão sobre a sua postura, já que fica evidente a sua necessidade de encontrar formas de recuperar a motivação no trabalho. Se este é o seu caso, não deixe de conferir as dicas a seguir.

Busque a motivação no trabalho em 12 passos

1. Realize esforços para que a segunda-feira deixe de ser vista como um dia negativo. No domingo à noite, mentalize que a semana será produtiva e de bons resultados.

2. Se você vai de carro para o trabalho, deixe tocar suas músicas prediletas durante o percurso. Caso vá de ônibus, aproveite para conversar com as pessoas que vê diariamente no ponto ou mesmo as que sentam ao seu lado. Fazer novas amizades é sempre positivo.

3. Pare de fazer as coisas no “automático”. Sempre que puder, mude o trajeto que costuma tomar para ir à empresa. Depois, passe a observar melhor a cidade, os pontos turísticos e os prédios por onde passa.

4. Tente perceber o seu valor e a importância daquilo que faz para encontrar a motivação no trabalho.

5. Estabeleça prioridades para seus afazeres. Identifique o que é realmente urgente e as demais tarefas faça no seu tempo, sem pressão. Se houver cobranças, explique a hierarquização de suas atividades.

6. No horário de almoço, procure ficar ao lado das pessoas com quem mais se identifica. Procure conversar diariamente por pelo menos cinco minutos com os colegas sobre assuntos que passem longe do trabalho. Isso ajudar a socializar e a aliviar as tensões diárias.

7. Se seu chefe enfrenta um dia cheio, comunique a ele apenas questões urgentes e que você não pode resolver. Se ofereça para solucionar questões que você se sente cômodo ou apto. Isso deve contar pontos sobre sua performance.

8. Evite pessoas desmotivadas e pessimistas, pois elas podem contaminar você na sua busca por motivação no trabalho.

9. Seja gentil. Sem perceber, podemos ser rudes com os colegas e isso só gera má impressão e inimizades. Um bom relacionamento com os companheiros de trabalho influencia, e muito, na sua motivação profissional.

10. Mantenha-se atualizado com o que ocorre na sua área. Dessa forma, você não somente se automotiva, mas também passa uma boa impressão aos gestores. E para caprichar na boa impressão, não deixe sua mesa desorganizada.

11. Proponha-se e aceite desafios. O medo de errar pode rodeá-lo, mas não deixe que o paralise.

12. Sempre que algum colega sugerir a necessidade de ajuda em algum projeto, se ofereça para auxiliá-lo. Além de estreitar suas relações, você se sentirá ainda mais útil na empresa.

TAGS
trabalho
motivação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ