Amor e Sexo

22/07/2014 10:00 - Atualizado em 11/11/2016 01:31

Yoga Sutra propõe visão da essência da vida e da sexualidade

Yoga Sutra trata o sexo como aspecto divino da criação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Praticantes de yoga sabem bem dos seus benefícios. Esta disciplina espiritual atua no controle das atividades psicofísicas do ser humano, de forma a incentivar cada indivíduo a atingir seus objetivos de libertação da mente e do corpo. Como não poderia deixar de ser, questões relativas à sexualidade não ficam de fora. Bem-vindo ao Yoga Sutra, o caminho da yoga.

Yoga Sutra

No chamado Yoga Sutra, ou aforismos da yoga, há um entre os cinco yamas - os compromissos fundamentais para a prática de yoga. É o Brahmacharya, que se refere a uma vida disciplinada e de controle sobre o sexo. A prática do Brahmacharya, quando voltada para a perfeição, tem como resultado a energia ilimitada e vitalidade, tudo dentro do contexto da filosofia da yoga.

yoga-sutra

Foto: Shutterstock

Conheça o Brahmacharya

No contexto da Yoga, o termo Brahmacharya se refere a uma disciplina espiritual na prática sexual. Nessa busca, não se impõe necessariamente a abstinência sexual, mas uma visão do sexo como ferramenta da vida. Um yogue solteiro pode se eximir da prática sexual durante um período determinado e um casado pode se manter fiel a sua esposa, por exemplo.

De acordo com o Yoga Sutra, a Brahmacharya é uma prática tida como purificadora e espiritualizante. Tem, também, uma compreensão libertadora, com a capacidade de liberar o indivíduo das diversas formas de manifestação do desejo, sendo elas sexuais ou não.

A compreensão da sexualidade é instigada dentro da prática do yama Brahmacharya, do Yoga Sutra. É sabido que o tema ainda é cercado de tabus, por vezes tratado como errado por certas filosofias ou sem a seriedade necessária. A proposta da sua inclusão na yoga é eliminar preconceitos e adotar uma visão ponderada.

Cultivo da harmonia

Ao praticar a yoga, o indivíduo enxerga o sexo com uma visão além daquela tradicional ilusão de prazer sensorial. É por esta razão que um dos objetivos da prática está no cultivo da harmonia entre o que pensamos, o que sentimentos e da forma como agimos em todos os aspectos da vida, incluindo a sexualidade.

Os textos do Yoga Sutra falam em pureza e moderação, mas não se trata de abandonar a prática sexual. Pelo Brahmacharya, é possível entender que o corpo precisa de higiene dos órgãos sexuais e da preservação de suas funções, para que seja alcançada uma vida longa e saudável.

A filosofia da yoga é bastante clara ao propor que os humanos podem obter mais energia e mais vitalidade em sua vida a partir da pureza e da prática sexual saudável, sem abusos ou vícios.

Vale destacar ainda que a castidade deve ser espontânea e não forçada, ou seja, alcançada por meio do direcionamento pequeno ou nulo de sua energia vital para o sexo, já que o indivíduo nessa fase já alcançou a plenitude e superou a necessidade da prática carnal sem verdadeira intenção.

O ideal, segundo a yoga, é buscar o meio termo na sexualidade: nada de abandonar por completo a prática, como sugerem correntes mais extremas, como também não se deve ter uma vida sexual desregrada, sem controle ou disciplina.

A filosofia do Yoga Sutra

O Yoga Sutra é uma compilação de aforismos que transmitiu pela primeira vez a filosofia da yoga, há mais de dois mil anos, por intermédio do sábio Patañjali. Ela é dividida em quatro capítulos, os chamados pâda, e possui 196 aforismos. Confira quais são cada um deles:

1. Samâdhi-pâda: é um capítulo que aborda a contemplação, um estado meditativo da mente;

2. Sâdhana-pâda: o capítulo fala sobre a prática da yoga e de como ela leva ao estado meditativo;

3. Vibhûti-pâda: fala sobre os poderes e os resultados da meditação profunda;

4.  Kaivalya-pâda: aborda emancipação e a liberdade, com a identificação do praticante com o universo.

E aí, gostou do texto ? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

TAGS
tipos de yoga
sexualidade
exercícios de yoga

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ