Amor e Sexo

08/12/2015 10:11 - Atualizado em 07/12/2016 04:40

Veja como reatar um namoro nem sempre é uma má ideia

Se ambos estão convictos de que a relação merece uma segunda chance, prepare-se para um novo começo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O relacionamento chegou ao fim. Ou não. Muitas vezes, casais acabam optando pelo término e, mais tarde, reconsideram a decisão. Saber quando e como reatar um namoro exige considerar o sentimento de ambas as partes e o desejo de melhorar.

Não existem regras prontas, quando o assunto é relacionamento. Cada ser humano age de maneira diferente e a compatibilidade de duas pessoas depende de inúmeros fatores. Se você está em dúvidas sobre retomar uma relação, confira algumas dicas a seguir.

casal sorridente sabe como reatar um namoro

Como reatar um namoro em 4 passos

Reatar um namoro exige o entendimento daquilo que fez o casal se separar. Com o distanciamento após o término, é possível repensar atitudes e até mesmo mudar de opinião. A partir daí, surgem sentimentos como compreensão e perdão por erros passados.

1. Encare como um novo começo

Se o desejo é realmente reatar o relacionamento de maneira saudável, o casal deve estar pronto para recomeçar. Não veja o retorno como um começo a partir de onde parou, mas, sim, como uma nova relação. O casal terá superado uma crise e aprendido com ela. A partir de então, estará pronto para viver uma nova história.

2. Seja honesto

Pode até soar clichê, mas, para uma relação dá certo, a honestidade é fundamental. Converse com o parceiro sobre o motivo da separação, debata sobre o que levou ambos a se afastarem e admita responsabilidades. Aproveite para expressar aquilo que não lhe agradava enquanto estavam juntos e tente consertar outras dificuldades já presentes antes do rompimento.

3. Mude para melhor

Um novo começo proporciona a chance de melhorar o relacionamento. Por isso, a partir da discussão daquilo que não estava funcionando entre os dois, tente corrigir o que não dava certo e valorizar aquilo que fez você querer reatar o namoro. Abandone atitudes negativas e permita-se viver melhor que antes.

4. Esqueça o passado

Se o desejo é realmente reatar, não adianta ficar preso ao passado. Lembrar de palavras ditas em momentos de briga ou, até mesmo, do próprio motivo do término não são formas saudáveis de cultivar um relacionamento.

Saiba Mais
Veja como sustentar um relacionamento a distância
Descubra se amizade colorida pode virar namoro
Namoro online: Como encontrar o amor na internet

Evite alguns erros comuns

A decisão de reatar um namoro envolve convicção de que o sentimento não terminou e de que ainda há chances para o relacionamento dar certo. No entanto, para que haja sucesso nesse novo início, é preciso que ambos estejam comprometidos.

Um erro comum nessa fase é a tentativa de "apagar" o motivo do término sem, de fato, perdoar. Um recomeço só será saudável se ambos estiverem se sentindo positivos e felizes com a decisão.

Fazer o papel de vítima também não é legal, pois pode comprometer a saúde do relacionamento. Não tente mostrar o quanto você sofreu com o término ou durante o período em que estiveram afastados. Esteja pronto para recomeçar.

Por fim, deixe as atitudes impulsivas de lado. Pense, repense e converse abertamente com o parceiro sobre as possibilidades de um recomeço. Tenha certeza da sua decisão e não se submeta a uma posição desconfortável apenas por carência.

Reatar um namoro pode ser uma nova oportunidade de ser feliz. Ou não. Tudo dependerá de vocês mesmos!

Você já passou por uma situação dessas? Deixe um comentário e compartilhe sua história com outros leitores do Vivo Mais Saudável! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar.

TAGS
recomeço
segunda chance
voltar com o ex
relacionamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ