Amor e Sexo

06/01/2016 05:00 - Atualizado em 23/11/2016 04:39

Veja como manter um relacionamento feliz e duradouro

Não existe uma regra, mas algumas mudanças no comportamento contribuem para a relação dar certo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ainda não existe um manual que ensine como manter um relacionamento feliz e duradouro. Não há leis estabelecidas nem verdades que se apliquem a todos os casais. Vocês vão brigar, vocês vão passar por momentos difíceis e vocês vão, cedo ou tarde, se perguntar se estão ao lado da pessoa certa. E ter noção dessa realidade é o primeiro passo para começar a se relacionar de verdade com o outro.

Conforme a psicóloga Maria Angélica Fontes, não existem regras para manter um relacionamento. “As pessoas são diferentes, pensam de forma diferente e respondem de maneiras diferentes a cada situação. Por isso, não é possível estabelecer uma fórmula mágica que irá funcionar em todos os casos. O casal precisa se adaptar e aprender a conviver com as qualidades e defeitos do outro”, explica.

Como manter um relacionamento em 3 passos

1. Coloque-se no papel do parceiro

Antes de culpar e xingar, busque entender. Todos têm alguma motivação para suas ações. Procure se colocar no papel do parceiro e compreender o que ele estava pensando ao tomar a atitude que você condenou. Se mesmo assim não concordar com ele, expresse com calma como você se sente com aquela situação. Gritar, ignorar ou soltar indiretas não resolve o problema.

2. Exija menos

Muitas pessoas se cobram excessivamente para manter um relacionamento feliz, e acabam cobrando do outro também. Isso gera estresse emocional, e qualquer decepção ou frustração inesperada toma uma proporção muito maior. Ser tolerante e paciente consigo e com o parceiro é fundamental e gera mudanças comportamentais de forma mais fácil e natural.

Além disso, doe-se sem esperar nada em troca. Segundo uma pesquisa da Columbia University, nos EUA, agradar o outro sem esperar reciprocidade melhora o humor dele. De acordo com o estudo, perceber que a pessoa não deseja nada em troca provoca o desejo de retribuir.

3. Converse

Um dos segredos para manter relacionamentos duradouros é o diálogo. Se você não consegue conversar com o parceiro, dificilmente poderá superar todos os desafios que a vida a dois vai apresentar pelo caminho. Encare as adversidades de frente, olhe nos olhos e resolva conversando.

Como manter um relacionamento

Erros que atrapalham o relacionamento

Algumas atitudes são comuns e responsáveis por muitos fins de relacionamentos. Uma das principais é o ciúmes excessivo, que acaba gerando comportamentos possessivos. Sem confiança, nenhuma relação é tranquila ou duradoura. Ela é indispensável e a base de tudo que é construído em conjunto.

Outro motivo frequente é abrir mão da individualidade. Quando começam a namorar, algumas pessoas se afastam dos amigos e param de fazer tudo o que gostam, vivendo apenas para agradar o outro. Isso acaba prejudicando não apenas o relacionamento, mas também quem você é.

E no fim das contas, lembre-se de que o importante não é aprender como manter um relacionamento, e sim como ser feliz no relacionamento, pelo tempo que ele durar. Concorda? Deixe um comentário e siga curtindo nossas dicas e matérias de bem-estar e qualidade de vida no Vivo Mais Saudável.

TAGS
comportamento
namoro
bem-estar
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ