Amor e Sexo

19/02/2015 07:16 - Atualizado em 09/12/2016 09:28

Uso do emoji revela personalidade e até preferências sexuais

Nas conversas online, um emoji pode ter tanto significado quanto várias palavras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma conversa pelo WhatsApp ou pelo chat do Facebook não precisa de palavras. Apenas um emoji é capaz de dar o recado e expressar não apenas o que você está sentindo, mas também o que está a fim de fazer.

Os emojis são uma espécie de biblioteca de figuras prontas. Surgidos no Japão, na década de 1990, eles apareceram reunindo imagens (“e”) e personagens (“moji”), baseados no smiley e em outros símbolos gráficos, como os emoticons.

emoji

A primeira biblioteca emoji reunia 176 figuras que expressavam as emoções humanas. Copiada por diversas companhias concorrentes à do criador, Shigetaka Kurita, os símbolos se popularizaram em 2010, quando a Apple os incluiu na versão do sistema operacional iOS 4.

Depois da adoção por parte da marca da maçã mordida, outras empresas de tecnologia aderiram às figuras que saíram do Japão para o mundo. Google e Microsoft passaram a utilizar emojis no Android e no Windows Phone.

Quem usa emoji faz mais sexo

Uma recente pesquisa do site de relacionamentos Match.com, feita com 5.675 pessoas, apontou que os usuários que utilizam emoji nas mensagens de texto fazem mais sexo. Nos resultados obtidos pela investigação, 54% das pessoas que fizeram sexo em 2014 também teclavam com emojis. Já 31% dos usuários, não.

Ainda segundo os dados da pesquisa, os emojis mais utilizados para mostrar que se está a fim de alguém são a carinha com olhos piscando, a carinha feliz com bochechas coradas e o beijinho de coração. Se você está solteiro e quer mostrar suas intenções, pode investir nesses desenhos para procurar o próximo parceiro.

Estado emocional a partir do emoji

Daniel Brill, redator de uma agência de publicidade nos Estados Unidos, teve a ideia de criar uma página de humor no Tumblr para analisar estados emocionais com base em emojis utilizados recentemente.

Funciona assim: você envia uma captura de tela (screenshot) na qual apareçam os últimos emojis que utilizou. A partir disso, o publicitário faz uma análise, escrevendo textos divertidos e personalizados sobre cada usuário, baseado no emoji usado por ele.

A ideia de Daniel surgiu quando ele observou os últimos emojis aos quais recorreu enquanto conversava com um amigo. Ao analisar, viu que as imagens mostravam carinhas de angústia, bebidas e objetos que explodiam. Ele parou para se perguntar se estava bem, a partir apenas das emoções contidas nas figuras.

Sem formação em psicologia, a principal função do Tumblr é divertir. Por exemplo, quando aparecem uma pizza e lágrimas, o diagnóstico pode ser de "bipolaridade". Já os parabéns do publicitário vão para usuários que conseguem reunir imagens como o Papai Noel e a abóbora de Halloween no mês de junho.

De acordo com ele, já são mais de 5 mil "pacientes", que vão da China ao Brasil. Ele recebe os screenshots, traduz o significado e indica um novo emoji que se pareça com a pessoa.

incrível como essas figuras podem expressar tanto, não é mesmo? Conte para nós qual seu emoji favorito! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
redes sociais
chat
conversas online
relações humanas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ