Amor e Sexo

05/07/2015 08:28 - Atualizado em 09/12/2016 10:44

Terapeuta sexual dá dicas para aumentar a libido

Causas para a redução do desejo sexual são variadas, mas homens e mulheres podem aumentar a libido.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A perda do desejo sexual costuma ser bem problemática para um relacionamento. Se o casal deixa de lado os momentos de intimidade e passa mais tempo brigando do que namorando, é preciso encontrar formas de aumentar a libido para reacender a paixão a dois.

A palavra libido, no dicionário, traz como significado a “busca instintiva pelo prazer sexual”. Ela é a principal responsável por deixar você e seu parceiro com vontade de curtir muitas horas juntinhos na cama. Mas não é o que acontece com todos os casais. Alguns, com o tempo, experimentam a queda do desejo, o que afeta a relação como um todo.

aumentar a libido

Quando aumentar a libido é preciso

Conforme Laura Meyer da Silva, psicóloga, psicanalista e terapeuta sexual, a redução na libido pode ter causas clínicas ou psicológicas - e cada uma delas exige um tipo de enfrentamento.

Causas clínicas

O uso de pílula anticoncepcional pode ser um motivo agravante para a diminuição da vontade de fazer sexo. “Algumas pacientes se queixam da perda da libido após o início do uso da medicação”, diz Laura. Para avaliar as suas necessidades e possíveis reações, é importante manter contato direto com o ginecologista. Sempre que sentir ou notar diferenças no corpo, converse com ele.

A menopausa é momento de alteração hormonal que também pode impactar na vida sexual. “Muitas mulheres começam a sentir seu desejo diminuído”, refere a especialista. “É muito importante que a mulher tenha um acompanhamento ginecológico para avaliar essas questões e fazer sua revisão anual, onde ela tem a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas”, completa.

Causas psicológicas

Em seu consultório, Laura atende homens que se queixam da menor frequência de relações sexuais, quando comparadas ao início de relacionamento. “Quando se vai mais a fundo para entender o que está acontecendo, encontramos questões como o fato de que no início era pura paixão”, lembra.

É pela diminuição da paixão que alguns casais podem reduzir a prática sexual ao longo do romance. “Ela só dura alguns meses. Com o tempo, acaba ou se transforma em amor. Dai já não é mais novidade e a frequência diminui”, esclarece.

As brigas, recorrentes no dia a dia dos casais, são agravantes. Ao contrário dos homens, após a discussão, as mulheres necessitam de tempo para esquecer. Alguns parceiros, por isso, ficam bravos e acabam repelindo a presença feminina.

As causas psicológicas também podem ser relacionadas a medo ou traumas. Se a saúde emocional não está em dia, o corpo sente. “Algumas mulheres sentem dificuldade de entregar-se na relação afetiva e, com isso, acabam se afastando sexualmente do parceiro. Outras perdem o desejo após a maternidade, pois se voltam demasiadamente para a vida maternal”, diz.

Como aumentar a libido

Se a ideia é aumentar a libido, esse objetivo pode ser alcançado com táticas diferentes para os dois sexos. Para o homem, por exemplo, basta apenas olhar para a sua mulher. “Logo, os seus instintos são despertados e sua libido vai a mil”, comenta Laura. Já para as mulheres, os estímulos devem ser maiores. “É importante ela começar a pensar em querer fazer sexo. Ler histórias eróticas é bom começo”, recomenda.

Fantasiar e usar a imaginação são itens importantes para quem deseja aumentar a libido. “O companheiro também pode fazer uma massagem em um ambiente com velas e incenso”, recomenda a terapeuta.

Manter a chama sempre acesa é tarefa do casal. Por isso, idas à sex shop, jantares especiais, beber os drinks preferidos, o uso de uma lingerie bonita e até espalhar flores pela casa são maneiras de criar um clima de intimidade e de desejo.

Gostou das dicas sobre sexualidade para aumentar a libido? Deixe um comentário! E fique por dentro das novidades no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sexualidade
libido
desejo sexual
relacionamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ