Amor e Sexo

23/11/2015 09:36 - Atualizado em 05/12/2016 10:43

Supere o medo de amar com 4 dicas

O temor acontece devido a um trauma do passado ou por receio de seguir um caminho desconhecido.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O medo de amar não aparece apenas em letras de músicas. A insegurança em se entregar a um relacionamento e ficar vulnerável faz com que muitas pessoas se fechem emocionalmente, seja para se aproximar ou para deixar que alguém se aproxime.

O temor irracional de se apaixonar é chamado de filofobia. O bloqueio pode causas conhecidas ou não e atinge tanto homens quanto mulheres. Confira abaixo as causas desse receio e veja dicas de como contornar o problema.

mulher com medo de amar contempla o horizonte

Por que algumas pessoas têm medo de amar?

A psicóloga Cíntia Lopes explica que as razões para o medo de amar são bastante variadas e mudam de acordo com a personalidade e a história da pessoa. "Algumas optam por não dar chance para relacionamentos mais sérios simplesmente porque têm medo de sofrer", afirma.

Porém, o que muita gente não se dá conta é que essa privação também causa sofrimento. Segundo Cíntia, isso acontece porque o indivíduo fica impossibilitado de viver as experiências maravilhosas de quando se está apaixonado.

O medo de amar pode ter raízes na própria insegurança de se deixar levar por um caminho desconhecido, ou então ser fruto de traumas e desilusões amorosas anteriores. "Algumas pessoas não conseguem se desligar do passado, nem se desapegar do sofrimento, e acabam ficando receosas de se decepcionar novamente", conta a psicóloga.

Outro motivo bastante comum para a filofobia é a incerteza de ser ou não correspondido. Para Cíntia, essa não é uma forma de se preservar, mas, sim, de se privar das coisas boas de um relacionamento. Além disso, o arrependimento do "e se eu tivesse tentado?" exerce um papel marcante nessas situações.

Saiba Mais
Será que é hora de morar junto? Confira dicas para a vida a dois
Chega de fossa: Abra espaço para um novo amor
Aprenda a superar término de namoro em 6 dicas

Abra espaço para o amor em sua vida

1. Arrisque-se

Quando o assunto é amor, é difícil ter qualquer garantia de sucesso. Ainda assim, a vida oferece uma série de oportunidades. É necessário aproveitá-las e aprender com cada uma delas. Caso a relação anterior não tenha dado certo, o que comprova que na próxima ocorrerá o mesmo? Grande parte da emoção do relacionamento parte dos riscos assumidos.

2. Mostre-se

Muitas pessoas com medo de amar acabam se fechando e impedindo que os pretendentes ao redor a conheçam realmente. Não deixe de mostrar as suas qualidades e, também, seus defeitos. Cada ser humano possui suas próprias peculiaridades e elas fazem parte do pacote.

3. Confie em si mesmo

A confiança é uma arma poderosa na conquista. Não fique achando que todos ao seu redor são melhores que você. Valorize-se. Permita-se conhecer alguém diferente e confie nas suas qualidades. A baixa autoestima não deve fazer com que você se proíba de aproveitar o bom da vida.

4. Ame!

Um pouco de cuidado é sempre válido, mas ele não deve definir quem você é. As desilusões amorosas acontecem, assim como as grandes histórias de amor. As chances de fracasso são tão grandes quanto as de sucesso, portanto cabe a você abrir espaço para o romance.

Cerque-se de pessoas especiais e sinta-se seguro para amar. Qualquer que seja o resultado, o mais importante é ser feliz. E uma vida com amor, seja ele como for, é muito mais gostosa, não é verdade? Aproveite para comentar o que você achou do artigo. E não esqueça que o Vivo Mais Saudável sempre traz novas dicas de bem-estar para você.

TAGS
filofobia
relacionamento
romance
insegurança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ