Amor e Sexo

05/08/2015 01:15 - Atualizado em 06/12/2016 01:05

Sonhos eróticos dizem muito sobre você

Aqueles sonhos mais quentes às vezes nos pegam de surpresa, mas não há motivos para se sentir culpada ou constrangida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já teve algum sonho mais quente com alguém por quem nunca havia sentido atração antes? Os sonhos eróticos geralmente surpreendem e acabam revelando sentimentos até então adormecidos. Eles podem ter significados diferentes e nem sempre representam um vontade reprimida.

Mas não há motivo para se sentir envergonhada ou culpada por ter sonhado algo mais exótico ou “errado”. A sexualidade faz parte da vida e deve ser manifestada, sendo importante permitir-se experimentar e descobrir novas sensações.

mulher tendo sonhos eroticos na cama

O que os sonhos eróticos representam

Os sonhos são como expressões simbólicas das nossas emoções, tendo implicações para o corpo, para a mente e para a compreensão de questões da personalidade. Podem inclusive proporcionar autoconhecimento e bem-estar.

A partir de publicações do portal Healthy Place, do site de fóruns AskMen.com e da revista Men’s Health, foi criada uma lista com os dez sonhos eróticos femininos mais comuns:

1. Transar com desconhecidos

2. Sexo grupal

3. Ser a dominadora

4. Sexo em lugares públicos

5. Ser dominada

6. Sexo com outra mulher

7. Ser paga para fazer sexo (como dançarina de pole dance ou striptease, por exemplo)

8. Situações bizarras

9. Agir como um homem

10. Como uma virgem, sendo pega a força por um desconhecido.

Segundo a Dra. Erica Irene Weber, psicóloga e terapeuta sexual, não existe uma regra ou uma razão geral para os sonhos eróticos acontecerem. “Cada caso é único e tem suas motivações. Normalmente, são desejos e fantasias reprimidas, ou então partes de alguma experiência que a pessoa teve na sua vida”, explica.

Para a psicanálise de Freud, o sonho é uma forma de o inconsciente alertar a consciência para questões que ela não percebe ou não quer perceber. Porém, esse sistema efetivo de interpretação não pode ser utilizado de maneira generalizada.

“Sim, pode ser algum desejo inconsciente, mas isso não é uma regra. O ideal é analisar o sonho dentro do contexto pessoal”, indica Erica.

Portanto, o principal fator que deve ser levado em conta para entender os sonhos eróticos é o próprio sonhador. As vontades, as emoções e a personalidade da pessoa podem ajudar a explicar aquela expressão, além do momento em que está vivendo e das experiências pelas quais já passou. Cada caso é individual, e duas pessoas podem ter sonhos iguais com significados bem diferentes.

homem tendo sonhos eroticos e mulher surpreendida

Como lidar com sonhos eróticos

Os sonhos eróticos podem despertar sensações novas e ajudar a descobrir vontades, tendo a vantagem de ser um sonho e você poder se permitir viver qualquer tipo de experiência. Mas, para algumas pessoas, eles são motivo de constrangimentos baseados em tabus da sociedade ou de si mesmo.

A terapeuta sexual explica que “os constrangimentos seriam da própria pessoa consigo mesma, uma vez que não publicará o sonho para os outros. Geralmente, giram em torno de sentimento de culpa pelo fato (sonho) ocorrido. Tabus já estão estabelecidos na pessoa. O sonho poderá apenas reforçá-los”.

Uma dica para facilitar a compreensão dos motivos e aceitar os sonhos como parte do seu mundo interno é analisar o acontecimento com a ajuda de um terapeuta, visando à aceitação de si mesmo e evitando o sentimento de culpa.

É preciso “entender que a sexualidade e o erotismo fazem parte do ser humano e são saudáveis, quando manifestados de forma adequada, respeitando o parceiro”, finaliza Erica.

Você já teve algum sonho erótico? Sente-se à vontade para compartilhar com os leitores do Vivo Mais Saudável? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir nossas dicas de saúde e bem-estar.

TAGS
desejo sexual
erotismo
fantasias
inconsciente

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ