Laura Muller

ESPECIALIDADE

Sexologia

ONDE ATENDE

Avenida São Gabriel, 149, Conj. 908 Jardim Paulista CEP 01435-001

Laura Muller

Apresentação

Laura Muller é psicóloga clínica, educadora sexual, jornalista e palestrante. Atualmente sua atuação profissional se divide nos atendimentos psicológicos a jovens, adultos, casais e famílias, no programa Altas Horas, além das palestras por todo o Brasil para professores, pais, jovens, adultos e terceira idade com temas relacionados à sexualidade e relacionamentos. É autora de quatro livros sobre sexualidade, sendo os mais recentes "Educação Sexual em 8 Lições - Um Guia para Professores e Pais" e "Altos Papos Sobre Sexo - Dos 12 aos 80 Anos". Laura Muller é psicóloga clínica, educadora sexual, jornalista e palestrante. Atualmente sua atuação profissional se divide nos atendimentos psicológicos a jovens, adultos, casais e famílias, no programa Altas Horas, além das palestras por todo o Brasil para professores, pais, jovens, adultos e terceira idade com temas relacionados à sexualidade e relacionamentos.

O que Trata

Atendimentos psicológicos a jovens, adultos, casais e famílias, no programa Altas Horas. Palestras por todo o Brasil para professores, pais, jovens, adultos e terceira idade com temas relacionados à sexualidade e relacionamentos. Autora de quatro livros sobre sexualidade.

Formação Acadêmica

Graduação: Psicologia pela Universidade Paulista Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo com habilitação em Jornalismo.

Cargos e Títulos

Especialização em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC.

Amor e Sexo

27/04/2015 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 01:42

Sexo depois dos 60 anos: Laura Muller fala para casais

Enxergar o sexo como uma grande troca de carícias é o mais importante. Para dar e receber prazer, não é preciso o melhor desempenho físico e sim conhecimento do próprio corpo nas diferentes fases.

POR

Laura Muller

  • +A
  • -A

Sexo não tem data de validade. Se você acha isso, é porque ainda não leu a entrevista do Vivo Mais Saudável com a sexóloga Laura Muller. Leia, comente e compartilhe. Se o Dia dos Namorados vai sempre existir, enquanto estivermos vivos e felizes é dia de dar e receber carícias. Ame mais e preocupe-se menos, "sem lenço e sem documento", como diz a canção! A gente te apoia.

1. Muitos idosos, principalmente mulheres, pensam que já passaram da idade de fazer sexo. O que dizer para eles?

O importante da gente saber é que para viver o sexo não tem data de validade. A gente não perde o potencial de sentir prazer, de sentir desejo, enfim, de dar e de receber prazer. Então, cada um precisa ver qual é a importância do sexo na sua vida e se abrir a esses prazeres sem preconceito.

2. É normal a mulher ficar menos lubrificada ou não produzir lubrificação na terceira idade? Como contornar estes problemas?

É normal sim. A partir da menopausa, acontece uma grande mudança hormonal no corpo feminino e pode ser que isso afete a lubrificação vaginal. A dica é usar lubrificantes a base de água que são vendidos em farmácias e sexshops para ajudar na hora da penetração. 

3. Quando o homem deve recorrer a medicamentos para manter ereção?

Quando ele sentir que está tendo dificuldade com ereção. Mas não é para ir direto à farmácia e comprar. Primeiro passo é marcar consulta com um médico urologista para verificar com ele se existe algum problema físico no mecanismo da ereção. A partir daí, o médico vai avaliar o caso e prescrever ou não medicamentos. Mas se não houver problema físico nenhum no mecanismo da ereção, a questão pode ser emocional. Aí a consulta vai ser com um psicólogo para talvez tratar as questões que podem estar causando esta dificuldade. 

4. Com as limitações de posições e esforço físico, naturais da terceira idade, que dicas vale deixar para que o casal não perca o interesse pelo sexo?

Sexo é muito mais do que uma posição, um esforço físico, na verdade é uma grande troca. Sexo é dar e receber carinho e prazer, troca de carícias, afeto... E aí em cada etapa da vida é importante as pessoas irem se adaptando ao novo corpo e à nova cabeça, aos novos desejos e prazeres.

Receba mais dicas da sexóloga Laura Muller no seu celular! Experimente o Vivo Sexualidade por 7 dias grátis. E deixe seu comentário, a gente adora saber mais dúvidas sobre o tema.

TAGS
dificuldades de ereção
pouca lubrificação vaginal
laura muller
dicas de sexo
sexo na terceira idade
sexo depois dos 60 anos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ