Amor e Sexo

31/12/2014 10:12 - Atualizado em 14/11/2016 10:46

Saiba como terminar namoro de forma pacífica

Terminar namoro é situação difícil para quem toma a decisão e mais ainda para o parceiro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem já passou pela situação sabe: terminar namoro não é fácil. Romper um relacionamento amoroso e manter laços afetivos é um desafio para qualquer um que toma essa decisão. Mas não é impossível. Para isso, o melhor caminho é um diálogo honesto e transparente. Descubra por quê.

Terminar namoro: A hora certa

Tomar a decisão de dar fim a uma relação com alguém que já foi muito especial para você é um ato de coragem. Terminar namoro é uma das situações que mais deixam as pessoas pressionadas e nervosas. Dizer para alguém que você simplesmente não deseja mais que ele faça parte da sua vida é algo difícil para você e para quem vai ouvir. Mas é preciso.

Terminar namoro

Não é porque você amou muito alguém e, em determinado momento da vida, desejou com todas as suas forças que ele fique ao seu lado para sempre, que você não pode mudar de opinião. Você mudou, conheceu novas pessoas, adquiriu novas experiências, amadureceu, encontrou novos objetivos de vida. Talvez esteja vivendo momento completamente diferente do seu parceiro. E não há nada de errado nisso.

Mas é preciso saber reconhecer quando é hora de dar fim ao relacionamento. Terminar namoro exige, antes de tudo, muita certeza daquilo que se está fazendo e dos motivos pelos quais você está terminando. Está em dúvida sobre a durabilidade do namoro? Sobre o quanto ele permaneceu forte através do tempo? É hora de começar a repensar a realidade do relacionamento.

Faça a si mesma algumas perguntas. Você sente falta dele quando não está por perto? Deseja que ele esteja com você, realizando suas atividades diárias? Você já sentiu mais falta dele do que sente hoje? Talvez o sentimento tenha sido desgastado. A forma como ele age te irrita? Não é pessoal, mas é possível que você não queira mais o tipo de relacionamento que ele é capaz de lidar.

Você sente atração por outras pessoas, mesmo estando com ele? Tenha certeza que é hora de terminar esse relacionamento, pois não há mais chances de evolução. Quando há interesse por uma terceira pessoa, é porque o seu parceiro já deixou de lhe chamar a atenção. Você já inventou desculpas para não encontrá-lo? Não há dúvidas. Quem realmente ama quer estar junto sempre.

Como terminar namoro sem mágoas

Depois de avaliar o estágio em que seu relacionamento estava e perceber que terminar namoro não é um “bicho de sete cabeças”, é hora de pensar em como fazer isso. Você precisa pensar em maneiras de conversar com a pessoa e explicar o que você sente, o que o incomoda e a solução que você encontrou. Nenhum método é melhor do que uma boa conversa.

Em tempos de tecnologia, terminar namoro por mensagem de texto ou ligação telefônica parece uma ideia tentadora, mas há algumas situações que ainda precisam ser vividas à moda antiga. Essa é uma delas. Nada substitui o diálogo e o contato visual. É a convicção que você impuser no seu olhar e na sua voz que convencerão o outro de que não há mais volta.

Esteja pronto para qualquer reação. Assim como o seu parceiro pode ser uma pessoa muito compreensiva e entender perfeitamente os seus motivos, é possível que você encontre em seu caminho pessoas que não aceitam um término e agem de modo agressivo. Tenha as respostas na ponta da língua, para todas as perguntas e procure argumentar sempre com calma e tranquilidade.

Curtiu nossas dicas? Então comece a se questionar e não esqueça: deixar de terminar o namoro por pena ou medo é pior ainda. Se quiser curtir outras matérias como esta, acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
namoro
relacionamento
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ