Amor e Sexo

11/08/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 01:59

Relacionamento doentio: Como identificar e resolver o problema

Muitas pessoas só percebem que estão em um relacionamento doentio quando já é tarde demais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas vezes, problemas simples que acontecem no cotidiano do relacionamento passam em branco, sem que se dê grande importância para eles. Mas algumas atitudes e situações podem ser sinais de que você está em um relacionamento doentio - ou então no começo de um. Esses casos apresentam seus próprios sinais de alerta e características bem específicas. Conheça mais sobre esse problema e o que fazer caso você se encontre em um relacionamento doentio.

Como identificar um relacionamento doentio

Veja 4 características comuns a relacionamentos problemáticos:

Falta de comunicação

Para que um relacionamento seja saudável as duas pessoas devem poder se expressar e serem respeitadas por isso. Mesmo que as opiniões não sejam iguais sobre determinados assuntos, deve existir a compreensão e o respeito de ambas as partes. Um dos principais sinais que um relacionamento doentio apresenta é a falta de comunicação entre o casal, fazendo com que deixem de falar o que sentem para não serem contrariados e evitar mais brigas. E aí, o bem-estar do casal se esvai rapidinho.

Relacionamento doentio
Dificuldade de comunicação é sintoma de relacionamentos problemáticos. Foto: Shutterstock

Mudança de hábitos

Outra questão que deve servir de alerta é a exigência de que haja mudanças na sua vida por conta do relacionamento. Para que a relação entre o casal seja sadia e duradoura não é preciso hábitos ou deixar de falar com amigos e familiares. A pessoa deve aceitar seu parceiro como ele é, do seu jeito e com as suas companhias. Em um relacionamento doentio, uma das pessoas pode acabar descuidando de suas próprias necessidades, procurando apenas satisfazer as necessidades do parceiro. E o outro ainda pode tentar mudá-lo ou não aceitá-lo como ele é.

Ciúme excessivo 

Quando não existe confiança entre um casal a probabilidade de o relacionamento não durar ou de se tornar doentio é bem grande. Confiar no seu parceiro é fundamental para que a relação seja saudável. Se uma das pessoas sente ciúme de tudo e de todos sem motivos, é preciso ficar atento. Cada caso de ciúme deve ser analisado de forma separada e, se for fora do comum, por um especialista. Ele pode ser causado por uma série de fatores como a insegurança, baixa autoestima ou experiências ruins em relacionamentos anteriores, mas é preciso ter cuidado para que isso não se torne um problema mais grave e traga consequências emocionais e até mesmo físicas para os envolvidos.

Insegurança

Outra característica de um relacionamento doentio é a falta de segurança, tanto emocional quanto física. Ter medo do que o parceiro vai pensar ou fazer a respeito das suas atitudes não é nem um pouco saudável. A relação deve ser de confiança e cumplicidade entre o casal. Se as discussões ou desacordos resultam em brigas frequentes e até em violência verbal ou física é preciso se afastar e procurar ajuda. Além da falta do sentimento de segurança poder trazer transtornos emocionais para as pessoas, em muitos casos isso resulta em consequências mais graves.

Em um relacionamento doentio? Procure ajuda

O relacionamento doentio pode começar sem ser percebido, mas é preciso ficar atento aos seus sinais e sempre conversar sobre a relação com o seu parceiro ou parceira. Deixar que a situação se agrave poder irreversível, trazendo consequências ruins e resultando no final do relacionamento.

Se você identificou sinais de problemas no relacionamento, então converse mais com o parceiro. E depois não deixe de procurar a ajuda de um profissional especialista para entender saber como lidar com o caso.

Teste sua qualidade de vida aqui!


TAGS
relacionamento
transtorno psicológico
psicologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ