Amor e Sexo

26/06/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 10:55

Primeira vez não precisa ser ruim: saiba como se preparar

Primeira vez pode ser um momento traumático na vida das mulheres.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A primeira vez pode ser um dos momentos mais tensos da vida de uma mulher. Está coberto de grandes expectativas que muitas vezes não são correspondidas. Uma iniciação sexual dolorida ou desagradável pode ter implicações psicológicas severas para o desenvolvimento da menina. Portanto, é fundamental que a moça esteja bem preparada mentalmente para esse momento.

Em busca de uma primeira vez melhor

Foto: ShutterstockFoto: Shutterstock

Veja algumas sugestões para ter uma experiência mais agradável na sua primeira vez:

Pais

Procure manter com seus pais uma relação de confiança e proximidade, a ponto de você poder conversar com eles sobre sexo. Eles sabem que isso é algo natural e querem apenas o seu bem, então podem lhe ajudar com algumas dúvidas que certamente vão surgir.

Cuidados

É fundamental que, antes da sua primeira vez, você consulte um médico ginecologista. Fale com ele que você está se preparando para a primeira relação sexual e ouça as suas recomendações. É óbvio, mas sempre bom relembrar, que o sexo deve ser realizado com camisinha. Não se baseie no papo das suas amigas sobre o método contraceptivo melhor. Se tiver alguma dúvida, pergunte ao médico.

Espere o momento certo

Se você tiver alguma dúvida se está preparada ou não para a sua primeira vez, é porque não está. Relaxe e espere o melhor momento. Lembre-se de que essa é uma decisão que apenas você deve tomar, então não ceda aos desejos do menino se achar que não está pronta. É importantíssimo que você perca a virgindade com alguém que você goste, e se ele não é carinhoso o suficiente para ter paciência, pode não ser a pessoa ideal. Só não esqueça que sua expectativa acompanha essa espera, e o momento derradeiro pode se tornar ainda mais difícil.

Masturbação

Antes da primeira vez, conhecer o corpo ajuda muito a aproveitar melhor o sexo. Introduzir o dedo na vagina ajuda a quebrar as resistências e ter uma sensação próxima à da penetração pelo pênis. A masturbação deve ser feita com calma e delicadeza, aos poucos, sem machucar.

Desmistifique

Apesar de toda essa preparação antes de perder a virgindade, é saudável desmistificar um pouco esse momento. Não que não seja importante, mas você deve saber que não será o momento definitivo. Se por acaso alguma coisa não saiu como você planejou, relaxe. Você terá novas oportunidades de experimentar como o sexo é prazeroso.

A primeira vez dói?

A maior dúvida e medo das meninas antes de ter a sua iniciação sexual é quanto à dor. O que a ciência diz é que a vagina é elástica e, por isso, não oferece resistência, sendo o sexo uma atividade indolor na maioria das vezes. O que acontece é que, devido ao nervosismo do momento, a musculatura fica tensa e, por isso, há maior dificuldade para a penetração e pode haver uma sensação dolorosa. Ela pode ser evitada se você estiver calma e relaxada. Quanto ao sangramento, ele pode acontecer se você tiver o hímen fibroso (que rompe na primeira vez), mas costuma não ser muito grande - menor do que na menstruação, por exemplo.

É possível ter prazer na primeira vez?

A menina pode, sim, ter prazer na sua primeira vez, ao contrário do que muitos dizem. O segredo é estar com a pessoa de que gosta, relaxadamente, entregar-se e estar bem orientada. As preliminares também são fundamentais – não apenas no início dessa jornada. Assim o seu corpo se prepara adequadamente para o ato sexual. A musculatura relaxa, o útero se eleva e a vagina fica lubrificada, facilitando a penetração.

Gostou do artigo ? Então deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ