Amor e Sexo

19/07/2015 03:19 - Atualizado em 26/11/2016 10:47

Não dá mais certo? Saiba como terminar um namoro

O fim de um relacionamento é sempre delicado. Veja como fazer isso de forma sincera e verdadeira.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há receita pronta de como terminar um namoro. Porém, se brigas constantes, afastamento, frieza e falta de carinho, de interesse, de objetivos em comum ou mesmo de atração sexual são sintomas presentes no dia a dia, talvez a relação não esteja nada bem.

A psicóloga e sexóloga Laura Meyer explica que terminar um namoro é sempre difícil, pois envolve os sentimentos de duas pessoas, que nem sempre são compatíveis. "Jamais termine uma relação por telefone, e-mail, Whatsapp… É importante enfrentar pessoalmente a situação", afirma a especialista.

"É uma questão de respeito. Ninguém merece ser dispensado sem poder entender o posicionamento do outro, por mais duro que seja escutar a verdade", adiciona Laura. Mas, afinal, qual a melhor maneira de terminar um namoro?

como terminar um namoro

O fim de uma relação não é o fim do mundo

Para Laura, uma dos pontos fascinantes que a vida oferece é a troca de sentimentos. “Apaixonar-se é maravilhoso. Ser correspondido, melhor ainda. Mas às vezes não dá certo”, comenta a psicóloga.

A convivência faz com que as pessoas se mostrem como realmente são. Só aí elas percebem que não combinam. Raramente se acerta logo no primeiro relacionamento e às vezes custa encontrar a cara-metade. “Mas sempre vale a pena procurar e se entregar, pois são trocas afetivas que fazem a vida valer muito a pena ser vivida”, adiciona Laura.

No entanto, na hora de terminar o namoro, é impossível que ninguém sofra, especialmente se a outra parte ainda está apaixonada. “Não tem como evitar. Dói muito, mas faz parte. Existem pessoas que fogem de relacionamentos exatamente por temer serem deixadas e sofrer muito por isso. Mas como passar pela vida sem se entregar em um relacionamento? Isso não é viver”, opina a profissional.

Manter a amizade após terminar o namoro não é para todos. Laura comenta que, especialmente no início, é um pouco difícil, principalmente quando um dos dois ainda mantem sentimentos românticos.

Por vezes é tão difícil deixar de gostar que é necessário brigar com o outro para desfazer o amor que existia. “Depois, com o tempo, talvez fique mais fácil se aproximar e retomar a amizade”, adiciona.

3 dicas de como terminar um namoro

1. Seja honesto

Se você decidiu terminar um namoro, já deve ter pensado bastante sobre o assunto. Por isso, seja honesto consigo mesmo e com a outra pessoa. Diga a verdade, mas não precisa ser cruel. Lembre-se de se colocar no lugar do outro. Não há necessidade de machucar mais que o próprio fim do relacionamento.

2. Não enrole

Não adianta ficar procurando desculpas falsas ou frases de efeito. Seja franco e direto. Esperar meses até a relação se desgastar não é legal para ninguém. Tome a iniciativa e permita que os dois possam seguir bem com suas vidas.

3. Respeite o outro

Se você não está mais nem aí para a pessoa, não precisa lidar com o fim do relacionamento como algo que simplesmente não lhe interessa. Respeitar o outro é, no mínimo, uma questão moral. Se você está determinado a terminar a relação, não é hora de criticar o sofrimento de alguém.

Você acha que há como terminar um namoro de forma pacífica? Opine nos comentários e compartilhe sua experiência! E aproveite para conferir mais dicas de amor e sexo aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
relacionamento
fim de namoro
terminar a relação
término

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ