Amor e Sexo

24/06/2015 03:18 - Atualizado em 04/12/2016 01:04

Identifique 5 sinais de que o fim de relacionamento chegou

Até quando o fim de relacionamento parece certo, o casal pode buscar soluções para os problemas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Alguns casais começam a brigar constantemente. Outros apresentam distanciamento sem motivo aparente. Os indícios de que o fim de relacionamento chegou nem sempre são fáceis de identificar, mas costumam exigir sofrimento para entendê-los.

Se você está diante de um impasse na sua relação, seja um namoro, noivado ou casamento, saiba que até quando tudo parece estar perdido é possível dar a volta por cima. Mas é preciso, inicialmente, fazer um diagnóstico dos problemas, identificando os sinais de desgaste na relação.

fim de relacionamento

Sinais do fim de relacionamento

Laura Meyer da Silva, psicóloga, psicanalista e terapeuta sexual, explica a importância do entendimento entre as duas pessoas. Para ela, é importante tentar compreender o que está acontecendo com o casal. "As duas pessoas estão se sentindo assim? Uma só? É o homem? É a mulher? Vários fatores podem levar ao distanciamento”, diz.

De acordo com a terapeuta, a falta de interesse sexual e a vontade de ficar com outras pessoas podem ser grandes indícios do fim de relacionamento, mas não são os únicos. “É importante investigar todos os aspectos para descartar a origem do problema.”

Alguns namoros, que começam muito cedo na adolescência, podem enfrentar as mudanças de personalidade, que afetam o bem-estar do casal. “As pessoas vão mudando ao longo dos tempos. Os objetivos de vida também e se o casal não mudar junto, a tendência é que acabem se afastando e se interessando por outras pessoas que tenham mais interesses em comum”, salienta Laura.

A relação de sinais de fim de relacionamento tem cinco pontos principais. Confira:

1. Falta de comunicação

2. Brigas diárias

3. Pouco apetite sexual

4. Desconfianças e descobertas de traição

5. Interesse em outras pessoas.

Afaste os riscos do fim de relacionamento

Para tentar dar a volta por cima, o casal deve conversar e identificar qual é o grau de dedicação de cada um deles. Se um está deixando a desejar, deve se esforçar para garantir que o amor supere todas as dificuldades. “É como diz a música: 'O amor é como uma flor que precisa ser regada todo dia'”, destaca a especialista.

Entender as diferenças entre homens e mulheres em um relacionamento é a forma correta de fazer que o amor dure por muito mais tempo. “As mulheres geralmente precisam mais de retorno afetivo. Precisam sentir-se desejadas, amadas, enquanto os homens, muitas vezes, perdem o interesse pela mulher que descuida da aparência” comenta Laura.

Apesar disso, a sexóloga lembra que alguns homens, mesmo com relações boas e parceiras lindas, acabam dando escorregadas. “Eles querem quebrar a rotina e também nem sempre conseguem ficar com uma mulher só”, afirma.

Mas quando vale reatar? Segundo Laura, é importante verificar se existe reconhecimento do que aconteceu entre o casal para romper o namoro. “Se ambos continuam com os mesmos interesses e objetivos e se existe atração e interesse sexual recíproco, o casal pode voltar para tentar fazer dar certo”, conclui.

Mais casamentos que divórcios

Em 2012, a pesquisa de Estatísticas do Registro Civil, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), trouxe esperanças para os que ainda acreditam no amor. Para cada separação registrada no brasil, ocorrem pelo menos três casamentos. Além disso, o estudo indicou que os casamentos vem aumentando, enquanto os divórcios estão diminuindo

E você, já sabe como cuidar do seu amor e evitar o fim de relacionamento? Deixe um comentário! E se mantenha por dentro do que é novidade aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
namoro
casamento
amor
relacionamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ