Amor e Sexo

18/09/2014 04:51 - Atualizado em 04/12/2016 06:35

Falta de desejo masculino pode ser explicada por cansaço e estresse

Fatores físicos e psicológicos são responsáveis pela falta de desejo masculino.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito menos comum que a impotência sexual, a falta de desejo masculino é caracterizada pela perda da libido do homem, ou seja, pela falta de vontade de fazer sexo. A disfunção ainda é considerada um tabu, sendo de difícil abordagem entre os homens, pois a crença segundo a qual o homem está sempre pronto para o sexo e tem mais desejo sexual que a mulher ainda é comum em nossa cultura.

falta-de-desejo-masculino

Causas da falta de desejo masculino

Uma pesquisa realizada na Europa com 5.255 homens heterossexuais revelou que o estresse e o cansaço estão entre as principais causas da perda de libido masculina. Outros fatores físicos, psicológicos e de relacionamento também são reponsáveis pelo pouco apetite sexual:

- Cansaço e estresse

Complicações no trabalho podem deixar o homem constantemente cansado, estressado ou ansioso, o que provoca o esgotamento de sua energia e reflete na falta de desejo masculino.

- Ganho de peso

A obesidade também está relacionada a uma deficiência energética do corpo, além de acarretar perda de autoestima.

- Rotina e relacionamento de longa duração

É preciso esforço por parte do casal para que a sexualidade continue viva no relacionamento, impedindo que a relação fique presa à rotina da vida a dois.

- Depressão

A doença psicológica interfere em quase todos os aspectos da vida do homem depressivo, acarretando, também, a falta de desejo masculino.

- Complexos sexuais

Este problema está relacionado ao psicológico do homem e tem origem, grande parte das vezes, em comportamentos advindos da infância, como traumas no relacionamento com os pais.

- Homossexualidade reprimida

É preciso que o homem esteja seguro de sua opção sexual – seja ela qual for – para que tenha uma vida sexual saudável.

- Alcoolismo e abuso de drogas

Uso constante de substâncias como antidepressivos, inibidores de apetite, tabagismo e alcoolismo também causam a falta de desejo masculino.

Ações para superar a falta de desejo masculino

Quando o problema está relacionado ao cansaço em virtude do trabalho, que extenua o homem e esgota sua energia, é preciso pensar em maneiras para solucionar ou atenuar essa realidade. Trabalhar menos, viajar para longe do trabalho no fim de semana, tirar férias, delegar funções ou mesmo mudar de emprego podem ser soluções para o impasse.

Quando, por outro lado, a falta de desejo masculino provém da rotina e de uma estagnação no relacionamento do casal, é preciso investir na relação, criando ambientes que resgatem o erotismo. Conversar sobre o tema, fazer programas românticos e procurar ajuda de um especialista podem ajudar a resolver o problema.

Criar e manter hábitos saudáveis, que incluem alimentação equilibrada e rica em nutrientes, prática regular de esportes, consumo de água e boas noites de sono, contribuem muito quando o problema for físico. Se não há o costume da prática esportiva, o ideal é começar devagar, com caminhadas e exercícios mais leves, para, depois, aumentar a intensidade do exercício.

Gostou das nossas dicas sobre falta de desejo masculino? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sexo
relacionamento
desejo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ