Amor e Sexo

10/03/2015 08:27 - Atualizado em 02/12/2016 10:44

Dia do Sogro: Celebre a data e conquiste a harmonia familiar

Genros têm muitas semelhanças com o pai da esposa. Saiba por que comemorar o Dia do Sogro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No dia 10 de março, comemora-se o Dia do Sogro. Apesar de não existir uma explicação conclusiva sobre a origem ou o motivo da data, ela pode ser uma oportunidade para comemorar ao lado do pai do cônjuge.

Muitos relacionamentos entre sogros e genros são um pouco instáveis e as piadas se fazem presente na maioria das vezes. Porém, no fim das contas, eles podem até ser muito parecidos entre si. Saiba por que estabelecer uma relação mais equilibrada no convívio familiar.

dia do sogro

Dia do Sogro celebra alguém semelhante a você

Um grupo de psicólogos da Hungria e dos Estados Unidos fez uma descoberta bastante interessante a respeito da escolha conjugal das mulheres. De acordo com um estudo publicado por eles na revista Proceedings of the Royal Society of London B, as filhas buscam no marido semelhanças com o próprio pai.

Para o teste, foram avaliadas 26 famílias com filhas adotivas. Esse critério foi utilizado para verificar se as meninas escolheriam alguém parecido consigo mesma ou com pai, descartando possibilidades de homogamia (escolher o parceiro mais semelhante a você) genética.

Cerca de 250 voluntários participaram. Primeiro, as mulheres escolheram qual marido gostariam de ter, observando um conjunto de fotos. Depois, outro grupo deveria relacionar o marido de cada uma ao seu pai adotivo em um novo grupo de fotos, tiradas na infância da menina. O mesmo procedimento foi feito com a mãe adotiva.

Os pesquisadores detectaram uma semelhança significativa entre sogros e genros, que variava de acordo com o relacionamento do pai e da filha durante a infância. Meninas que garantiam ter boa relação com o pai tendiam a escolher maridos mais parecidos com eles. Ou seja, no Dia do Sogro, lembre-se que ele e você são mais parecidos do que imaginam.

Da mesma forma, estudos anteriores indicaram o mesmo processo de escolha nos homens, que escolhiam as esposas mais parecidas com a mãe.

Aproveite o Dia do Sogro em família

O dilema com os sogros é menor que com as sogras. Segundo psicólogos e terapeutas familiares, os problemas entre sogra e nora geralmente se relacionam com a competição por quem é melhor mãe e esposa. Já o sogro e o genro têm um "espírito competitivo" menor nesse quesito e discutem mais questões de trabalho e lazer.

Reunir a família no Dia do Sogro pode funcionar como uma data para celebrar a união familiar. Pais, filhos e genros também podem se unir para promover a paz, em caso de desavenças. Homens tendem a ter ciúme de suas filhas e as mulheres, dos filhos. Então, nada melhor que escolher um dia para mostrar como todos podem conviver em harmonia.

Casais devem buscar fazer dos sogros seus aliados. Afinal, eles conhecem bem os filhos e podem auxiliar em momentos de crise. Conheça a fundo o pai de seu marido ou de sua esposa e estabeleça uma relação de intimidade e confiança. Respeite sempre aqueles que criaram seu cônjuge. O Dia do Sogro pode ser a data ideal para começar uma boa convivência.

Para você, qual seria a melhor maneira de comemorar o Dia do Sogro? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
família
datas comemorativas
genro
nora

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ