Amor e Sexo

03/03/2016 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 05:01

Descubra o segredo dos casais felizes e viva um grande amor

Apoio mútuo e divisão igualitária das tarefas doméstica fazem parte da rotina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cientistas e filósofos já passaram séculos em busca de uma receita para a felicidade - sem sucesso. Nem tudo é igual para todos. Mas, ao que tudo indica, nos casamentos existe uma fórmula. Estudos indicam que os casais felizes são aqueles que compartilham de um mesmo tipo de estrutura doméstica e que se envolvem de forma igual na relação.

um entre tantos casais felizes

Como se estruturam os casais felizes

A felicidade pode até não ter uma regra definida, mas parece depender de pontos bastante claros na vida a dois. A realização conjunta das tarefas domésticas é uma dessas bases em que se estruturam os casais felizes, conforme indica um estudo realizado pela Universidade Estadual da Geórgia, nos Estados Unidos.

A pesquisa levou em conta as análises realizadas com 478 casais heterossexuais com filhos e cujas mulheres tinham menos de 45 anos. Aqueles em que os cuidados com a casa e com as crianças eram divididos de forma igualitária afirmaram serem mais felizes e se diziam mais realizados e satisfeitos com a vida sexual.

Essa igualdade na divisão das tarefas e das responsabilidades também foi apontada pela Universidade de San Diego. O estudo analisou cerca de mil casais, homo e heterossexuais, e descobriu que as uniões entre pessoas do mesmo sexo tendem a ser mais satisfatórias em função da igualdade na divisão das atividades.

Conforme as conclusões divulgadas pelos pesquisadores, as relações homossexuais tendem a ser menos ditadas pelos papéis tradicionais. Por isso, formam casais felizes e mais satisfeitos, em comparação aos heterossexuais. Além disso, a comunicação entre pessoas do mesmo sexo costuma fluir melhor, o que facilita na construção de relacionamentos mais saudáveis.

Hábitos dos casais felizes

Ser feliz no casamento também pode ser uma consequência direta dos hábitos que os casais cultivam. A vida sexual, por exemplo, parece estar diretamente ligada à realização conjugal. A Universidade de Toronto Mississauga analisou 30 mil pessoas casadas e chegou à conclusão de que os casais que têm relações sexuais apenas uma vez por semana são mais felizes.

Ainda na cama, os trajes utilizados para dormir também influenciam nos casamentos. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos apontou que, entre os casais felizes, aqueles que apresentam mais satisfação com o relacionamento são os que têm o hábito de dormir nus. E a ideia é bem comum por lá: 30% dos americanos não usam roupas durante o sono.

E se o sorriso é visto como sinônimo de felicidade, sorrir junto com o seu parceiro pode trazer um casamento mais feliz. A Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, analisou cerca de 80 casais e sua interação durante momentos de humor e alegria. Os que riram juntos espontaneamente mais vezes e por mais tempos avaliaram melhor suas relações.

Fora disso, a forma como um se preocupa e se dedica ao outro também faz parte da equação. Os pesquisadores John e Julie Gottman, do Gottman’s Institute, analisaram a interação entre casais e afirmam que as pessoas mais satisfeitas são aquelas cujos parceiros são mais gentis e realizam pequenos gestos voluntários no dia a dia, como preparar um chá ou lavar a louça.

Você considera o seu relacionamento feliz? Será que falta algo? Deixe sua opinião nos comentários e contribua para a troca de ideias com outros leitores do Vivo Mais Saudável! E não se esqueça de compartilhar o artigo com seus seguidores nas redes sociais.

TAGS
relacionamento
vida a dois
casamento
felicidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ