Amor e Sexo

04/08/2015 11:05 - Atualizado em 03/12/2016 09:29

Descubra 8 motivos saudáveis para fazer sexo

Uma vida sexual ativa pode colaborar com a saúde e melhorar a qualidade de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Redução nos riscos de doenças, melhora do sono, diminuição do estresse... E um momento cheio de prazer. Esses são apenas alguns dos benefícios de fazer sexo regularmente. Uma vida sexual ativa colabora com a melhora na qualidade de vida e reflete até mesmo na saúde.

Para manter o sistema imunológico fortalecido, além de melhorar o humor, o sexo pode ser uma arma poderosa. Mas lembre-se: a relação deve ser confortável para ambos os envolvidos, baseada na honestidade dos dois lados. Quer ficar por dentro dos benefícios do sexo para uma vida mais saudável? Confira!

fazer sexo

Fazer sexo faz bem para a saúde...

1. Contribui para o funcionamento do coração

Adultos devem praticar pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico semanalmente. Isso dá meia hora por dia, de segunda a sexta-feira. Estudos apostam que o batimento cardíaco durante um orgasmo é o mesmo de um exercício moderado. Além disso, fazer sexo contribui para equilibrar os níveis de estrogênio e testosterona, evitando problemas de coração.

2. Diminui as chances de câncer de próstata

Homens que ejaculam mais frequentemente - pelo menos 21 vezes por mês - têm menos propensão a desenvolverem câncer de próstata, conforme revelou um estudo publicado no Journal of American Medical Association.

3. Mantém o sistema imunológico fortalecido

Uma pesquisa conduzida na Wilkes University, nos Estados Unidos, revelou que pessoas que fazem sexo regularmente possuem maiores níveis de anticorpos, refletindo diretamente na sua saúde. O estudo mostrou que indivíduos que praticam sexo uma ou duas vezes por semana possuem uma quantidade 30% maior de imunoglobulina.

4. Ajuda a reduzir a pressão arterial

O pesquisador Joseph J. Pinzone, diretor da Amai Wellness, afirma que fazer sexo diminui a pressão arterial sistólica. Além disso, pessoas que se sentem amadas também possuem menos riscos de apresentarem problemas como angina e úlceras.

fazer sexo

...E dá sensação de bem-estar

5. Diminui o estresse

A rotina do a dia a dia pode ser bastante exaustiva. Portanto, permita-se relaxar em um momento de prazer a dois. Um estudo publicado no Biological Psychology Journal, em 2006, afirma que pessoas que mantêm uma rotina sexual ativa possuem menos níveis de estresse que as celibatárias.

Para algumas, inclusive, as preliminares funcionam como um tipo de exercício ou meditação. O importante é encontrar aquilo que funciona para você.

6. Aumenta a disposição

O estudo Sexuality and Health among Older Adults in the United States, publicado no New England Journal of Medicine, em 2007, aponta que indivíduos entre 57 e 85 anos que têm uma vida sexual ativa se sentem mais saudáveis e dispostos.

O estudo revelou, ainda, que, além de fazer sexo, pessoas em um relacionamento também afirmaram se sentir com uma saúde excelente.

7. Melhora o sono

Após o orgasmo, o hormônio prolactina é liberado. Ele faz com que a sensação de relaxamento seja potencializada, proporcionando um sono profundo.

8. Reduz dores e tensões

Dor de cabeça? Antes de procurar por um comprimido, investir no sexo pode ser um remédio ainda melhor. O orgasmo, por exemplo, pode bloquear a dor. Além da cefaleia, fazer sexo pode contribuir para a diminuição de dores na perna e de cólicas menstruais.

Depois de descobrir tantas vantagens, só resta se jogar, não é mesmo? Porém, lembre-se: o preservativo é essencial para garantir ainda mais saúde nas relações.

Tem mais algum motivo para fazer sexo? Conte nos comentários! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de saúde e bem-estar.

TAGS
vida sexual
saúde
prazer
coração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ