Amor e Sexo

15/11/2014 09:41 - Atualizado em 09/12/2016 10:57

Derrube mitos e entenda o que é ninfomania

Ninfomania é um distúrbio sexual caracterizado pela constante insatisfação sexual.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já deve ter ouvido falar no assunto, que foi tema de filmes, novelas, livros e muitos debates. Mas você sabe o que é ninfomania?

O distúrbio sexual, que pode ser concebido como uma espécie de perversão, faz com que a pessoa viva em uma constante insatisfação sexual. Mesmo após a relação, o ninfomaníaco continua querendo mais, sem nunca se contentar.

O que é ninfomania: As causas

A ninfomania atinge, principalmente, o sexo feminino. É uma descompensação sexual de ordem psíquica, ou seja, é um distúrbio psicológico que se encaixa nos quadros dos transtornos de DSH, Desejo Sexual Hiperativo. A doença se manifesta através do descontrole. A mulher não consegue controlar a vontade e as atitudes na relação sexual.

o-que-e-ninfomania

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ninfomaníaca não é uma mulher feliz por sentir muito prazer. Muitas pessoas rotulam quem gosta de sexo com esse adjetivo, sem sequer saber o que é ninfomania. O comportamento causa sofrimento em quem o desenvolve. O fato de nunca alcançar aquilo que se deseja é angustiante e causa uma ansiedade descontrolada na pessoa.

A origem da ninfomania acontece ainda na infância. Mesmo que a pessoa não tenha contato com o sexo ou entenda o que é ninfomania, já se desenvolvem distúrbios de compulsão. Pode ser por doces, por algum objeto específico ou alguma atividade em especial. Desde a infância, as ninfomaníacas já sentem dificuldade em controlarem-se diante daquilo que desejam.

O fato é que o mecanismo de qualquer distúrbio é o mesmo. A incapacidade de controlar a si mesmo e as atitudes, a ânsia em buscar sempre mais e nunca estar satisfeito com o que tem. O que muda é que, ao longo da vida, os interesses mudam naturalmente e o objeto do distúrbio muda também. Por isso, é importante que a criança já seja levada a um psicólogo se apresentar sinais de compulsão.

O que é ninfomania: Os efeitos

A pessoa que mais sofre com a ninfomania é a própria ninfomaníaca. A mulher que sofre da doença nem sempre gosta do sexo. Ela sente necessidade de relacionar-se mesmo que o ato lhe traga dor ou sofrimento.

A ansiedade é o principal efeito e ela acaba se traduzindo em algumas atitudes no cotidiano da ninfomaníaca. Uso excessivo de acessórios sexuais ou masturbação em demasia podem ser sinais da doença. Manter atividade sexual frequente com mais de um parceiro também é uma das atitudes das pessoas que sofrem com a doença.

Se você identifica alguns desse sinais em si mesmo ou em alguém que conhece, explique a essa pessoa o que é ninfomania e o aconselhe a procurar um psiquiatra ou psicólogo. O acompanhamento profissional facilita consideravelmente a diminuição do problema.

Gostou da matéria? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
sexualidade
ninfomania
sexo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ