Amor e Sexo

08/02/2016 04:00 - Atualizado em 08/12/2016 01:15

Defina o momento certo de perder a virgindade

Muitos jovens se sentem despreparados para dar o próximo passo na relação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mágico para alguns e traumático para outros, o momento de perder a virgindade marca a adolescência de garotas e garotos. Só de pensar na possibilidade, muitos se perdem entre dúvidas, sonhos e idealizações.

Segundo Laura Meyer, psicóloga e terapeuta sexual, o momento certo para a primeira vez deve envolver sentimento. É necessário estar apaixonado e importante que a pessoa corresponda, de modo que não bata o arrependimento ou a decepção depois da transa.

Que tal descobrir, junto com seu namorado ou sua namorada, os prazeres do sexoConfira dicas para acabar com a angústia e abrir caminho para as novas experiências.

casal vai perder a virgindade

Pressão para perder a virgindade

A pressão causada pelos amigos durante a adolescência é, sem dúvidas, um dos motivos para que a primeira transa se transforme em um bicho-papão - e quem diria que essa criatura continuaria a assombrar mesmo depois da infância, né? Porém, o importante é não dar bola e respeitar o seu próprio tempo. Cada um tem a hora certa de se sentir motivado e seguro para explorar a sexualidade.

“Você jamais deve fazer sexo sob pressão. Posicione-se firmemente e diga 'não'”, alerta Laura. Nessas horas, é necessário respeitar e ser respeitado. Ceder com medo de perder o namorado ou porque "só você" ainda é o virgem da turma é uma roubada. É necessário estar confortável para que a transa seja prazerosa.

E você pode até pensar que não, mas muitos meninos também sofrem com a pressão da primeira vez. Seja pelo medo de decepcionar a parceira, ou por não saber o que fazer, eles acabam criando muita expectativa e usam a imaginação como uma espécie de treino. “Normalmente, eles utilizam a masturbação de forma muito livre, exercitando sua sexualidade”, afirma a sexóloga.

Qual é o momento certo?

O segredo está no desejo. Você deve simplesmente sentir vontade de transar. Perder a virgindade pode ser uma experiência ótima, sem traumas e sem dores, contanto que você esteja preparado ou preparada para dar essa passo importante. "Se você está apaixonada, sente atração pelo parceiro e é correspondida, vai dar certo", confia Laura.

Ainda assim, não crie grandes expectativas. "As primeiras vezes normalmente são momentos de aprendizagem", lembra a sexóloga. É importante entender que as sensações podem se tornar mais prazerosas ao longo do tempo. Você se entrega, perde o medo e se solta cada vez mais.

Uma dica dada pela terapeuta é investir na masturbação. Conhecendo o próprio corpo, você saberá melhor o que é preciso para chegar ao clímax. “Aos poucos, vai descobrindo como fazer amor”, resume a especialista. 

Qualquer que seja o momento certo, porém, informe-se sobre métodos contraceptivos e sexo seguro. Usar a camisinha é a melhor maneira de prevenir gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.

E você, acha que perder a virgindade é assunto sério? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sexualidade
primeira vez
adolescência
sexo seguro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ