Amor e Sexo

07/07/2015 09:04 - Atualizado em 03/12/2016 02:21

Conheça 4 sintomas da paixão e saiba seus efeitos no organismo

Você sabe por que o coração acelera e dá um frio na barriga quando está apaixonado?

POR

Redação

  • +A
  • -A

A paixão vai além daquela atração ou química entre duas pessoas. Ela envolve uma série de outros fatores, como alterações hormonais e neurológicas. Sentir palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos e perda de fome e sono são alguns dos sintomas da paixão, que começam no cérebro e agem em todo o organismo.

Você sabe como identificar esses sinais? A atração por outra pessoa provoca sintomas intensos e avassaladores em todo o corpo, modificando até mesmo o comportamento e a forma de pensar. Saiba mais a seguir.

sintomas da paixao

O que a paixão causa no organismo

Por trás dos sintomas da paixão estão glândulas e neurotransmissores que são responsáveis pelas mudanças do corpo e da mente. Pode ser por um colega de trabalho, um estranho que você conheceu há poucos minutos ou até mesmo um contato da internet, mas, quando outra pessoa desperta interesse e desejo, sentimentos intensos surgem de forma incontrolável.

A atração física age no cérebro fazendo ele disparar uma série de hormônios e neurotransmissores para o corpo. Esse sentimento aumenta:

- A testosterona, responsável pelo desejo por outra pessoa

- A adrenalina, que faz o coração disparar

- A noradrenalina, dando mais energia e aumentando o suor

- A dopamina, que proporciona sensação de prazer.

Ainda, diminui a serotonina, provocando o pensamento fixo e obsessivo.

Quando há reciprocidade, os sintomas da paixão fazem bem para a alma, o coração e a saúde em geral, devido à sensação de bem-estar e ao aumento da autoestima. Porém, quando ocorre o contrário, o resultado pode ser o desânimo e até mesmo depressão, porque existe uma dependência provocada pela dopamina.

Em geral, para surgir a paixão, é preciso ter admiração, idealização e esperança de ser correspondido. Porém, depois de um tempo, esse sentimento pelo companheiro acaba, solidificando-se e se tornando amor. Ou, em alguns casos, ele pode surgir de novo, mas por outra pessoa.

sintomas da paixao

Descubra os sintomas da paixão

Além daqueles sinais físicos que se sente quando está apaixonado, existem alguns sintomas que afetam o comportamento e a forma de pensar. Confira quais são os principais efeitos da paixão.

1. A pessoa não sai da cabeça

Um dos principais sintomas da paixão é pensar no outro o tempo todo. Não importa o que você está fazendo, mas volta e meia algo lembra a pessoa, e parece que tudo remete a ela. Sentir vontade de saber o que o outro está fazendo a cada minuto também se torna, muitas vezes, incontrolável.

2. Sente-se abstinência quando o outro está longe

Ficar sem contato com a pessoa amada por alguns dias ou até mesmo algumas horas é motivo de desespero. A palavra "paixão" vem do grego "pathos" e significa sofrimento, uma característica forte de quem está apaixonado e não é correspondido, seja apenas por alguns instantes.

3. Tudo fica mais bonito

O humor melhorou e os imprevistos não lhe chateiam mais tão facilmente? Como a sensação de prazer e bem-estar aumenta quando se está apaixonado, é normal você se sentir mais feliz e de bem com a vida. Algumas pessoas ainda ficam mais sentimentais, pois se identificam com qualquer demonstração de amor ou afeto.

4. O casal prefere programas a dois

Parece que aquela balada com os amigos solteiros não tem mais tanta graça e você prefere programas a dois? Esse também é mais um dos sintomas da paixão: querer ficar com o outro e fazer tudo com ele.

Você se identificou com algum desses sinais? Comente! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
hormônios
amor
prazer
sentimentos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ