Amor e Sexo

30/08/2015 11:18 - Atualizado em 02/01/2017 10:02

Como saber se ele está apaixonado: O corpo fala

A paixão ocorre devido a uma série de reações químicas produzidas no cérebro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se tem algo que deixa muitas mulheres em dúvida é como saber se ele está apaixonado. Será que os homens emitem sinais que não notamos? É mais seguro perguntar ao amigo ou deixar que o cara tome alguma atitude?

Apesar de muitos preferirem esconder os sentimentos, no primeiro momento, alguns gestos podem denunciar. Parece complicado, mas a paixão e o amor nada mais são que reações químicas do cérebro. Entenda como isso acontece e veja o que fazer para saber se ele está a fim de você.  

como saber se ele esta apaixonado casal

Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Laura Meyer da Silva, a paixão primeiro estimula o impulso sexual. Nos homens, libera em sua corrente sanguínea a dopamina e a norepinefrina, estimulando a testosterona.

Além disso, uma das substâncias responsáveis pelas descargas de emoções para o coração e as artérias é exatamente a dopamina, um neurotransmissor da alegria e da felicidade liberado no organismo para aumentar a sensação de que é muito bom se apaixonar.

“A testosterona é o hormônio do desejo sexual, que vai levar ao coito, cujo objetivo é a reprodução. Claro que estamos falando em termos biológicos. Atualmente, com a possibilidade de evitar a reprodução, as pessoas podem se permitir usufruir da paixão sem medo da gravidez ou até mesmo de contrair alguma doença”, destaca Laura.

Como saber se ele está apaixonado por você?

Sabe aquela velha expressão “cara de quem viu um passarinho verde”? Ela não é usada por acaso. De acordo com a terapeuta sexual, as pessoas, quando apaixonadas, geralmente ficam mais bonitas, pois querem estar atraentes para o outro.

Saiba Mais
Aprenda como lidar com uma paixão platônica
Amor verdadeiro existe: Veja 4 dicas para a vida a dois
Namoro no trabalho: O que fazer quando surge a paixão pelo colega

Além disso, Laura afirma que elas se tornam mais alegres, podem ficar mais energizadas, hiperativas, perder o sono e o apetite, sentir tremores, batimentos cardíacos acelerados e respiração rápida.

E quem você acredita que seja mais propenso a se apaixonar? O homem ou a mulher? Se você acha que elas são as primeiras a se renderem aos sentimentos e às reações do cérebro, melhor repensar. A ciência explica que são os homens que possuem a tendência a se deixar levar primeiro pela química da paixão. Entretanto, esse encantamento é mais curto e intenso.

É verdade que as mulheres são mais cautelosas e gostam do romantismo, tendo suas reações mais baseadas no psicológico. Por isso, quando uma mulher se apaixona, demora muito mais tempo para que os sintomas passem.

Como lidar com a paixão não correspondida?

Imagine que você sabe que ele está apaixonado. Entretanto, esse não é o seu sentimento. Como reagir nessas situações? A terapeuta sexual afirma que não ser correspondido pode ser uma das dores mais profundas que alguém pode sentir.

“Tristeza, raiva, falta de apetite, insônia. Numa primeira fase o rejeitado tenta conquistar ou reconquistar o amado, mas, se não consegue, desiste ou se desespera. Em casos extremos, podem chegar até a matar. Amor e ódio andam juntos”, alerta.

Por isso, tome cuidado ao conviver com alguém, se você não compartilha do mesmo sentimento. Conversas sinceras e até mesmo uma boa amizade pode resolver. Afinal, você acabou de saber que a paixão dos homens passa mais rápido que nas mulheres, não é mesmo?

Agora imagine que você também está apaixonada por ele. Aí fica fácil: basta se entregar a essa paixão. Não procure fazer jogos ou evitar os acontecimentos. A terapeuta aconselha a viver intensamente e aproveitar, pois é muito melhor quando os dois estão apaixonados ao mesmo tempo.

Você está interessada em alguém? Quer saber se ele está apaixonado? Depois dessas dicas, ficou mais fácil saber, não? Compartilhe sua história nos comentários! E aproveite para conferir as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
paixão
relacionamento
desejo sexual
vida a dois

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ