Amor e Sexo

06/08/2015 11:44 - Atualizado em 04/12/2016 09:42

Chega de dúvidas: Entenda o que é o orgasmo

Ápice do prazer pode ser atingido de diversas formas, inclusive sem estímulos físicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não precisa mentir: você sabe o que é o orgasmo? Já sentiu um de verdade?

Mencionar a palavra  em uma roda de conversa há algumas décadas provocaria rubor e até mesmo uma boa dose de preconceito. Hoje, o assunto não é mais um tabu e passou a ser tratado de forma tão natural que existe até uma data em homenagem: o Dia Mundial do Orgasmo, que foi criado por redes de sex shops britânicas.

O tema sempre habitou o imaginário de homens e mulheres de diferentes culturas. Inúmeras pesquisas foram realizadas ao longo da história da humanidade para se descobrir quais os fatores científicos que explicam o que é o orgasmo, essa que é uma das maiores sensações de conquista e prazer.

o que e o orgasmo casal na cama mulher feliz

Clímax com ou sem penetração

O orgasmo é provocado pela estimulação das zonas erógenas do corpo e atingido através da atividade sexual conjunta ou individual. O clímax pode acontecer com sexo penetrativo ou não - sexo oral, masturbação com as mãos ou objetos e eletroestimulação (vibradores), entre outros. 

A espécie humana pode experimentar o que é o orgasmo em qualquer época do ano, diferentemente dos outros animais, que só têm essa sensação em períodos de cio.

Para chegar ao êxtase, ocorre a produção pelo cérebro de adrenalina e endorfina, também conhecida como o hormônio da felicidade. O homem tem contrações musculares na região da próstata, e o auge do processo acontece com a liberação do esperma. Já a mulher sente contração na vagina, nas coxas, nas nádegas e no abdômen. 

Esses movimentos musculares liberam dióxido de carbono, provocando até câimbras, em alguns casos. A pessoa também pode ter taquicardia e falta de ar logo após o orgasmo, sintomas seguidos por relaxamento e bem-estar.

Clitóris e ponto G

Após o ato, as mulheres têm necessidade de aconchego e afeto. Isso ocorre porque o organismo feminino é invadido pelo hormônio do amor, a oxitocina, produzida no hipotálamo. O ápice do sexo pode envolver e provocar variadas sensações. 

O orgasmo mútuo ou simultâneo é alcançado pelos parceiros sexuais ao mesmo tempo. Já o orgasmo feminino obtido a partir da estimulação das partes internas do clitóris durante a penetração, explicadas fisiologicamente como o ponto G, é chamado de orgasmo vaginal.   

No orgasmo anal, o prazer é conquistado por mulheres e homens através da introdução do pênis, de dedos ou de objetos eróticos no canal retal. A sensação de prazer na região pélvica ocorre pelo estímulo direto das terminações nervosas do esfíncter, principalmente o nervo pudendo.

o que e o orgasmo casal de frente para o espelho

O que é o orgasmo múltiplo

Outro fato que acontece principalmente entre as mulheres são os orgasmos múltiplos. Se a mulher estiver bastante excitada, ao contrário de entrar no período chamado refratário – comum entre os homens –, ela pode ter sucessivos picos de prazer.

Isso não quer dizer que essa sequencia seja melhor que o primeiro ou um único orgasmo. O fenômeno também pode acontecer entre jovens homens que estejam na puberdade.

Outra forma de a mulher chegar ao clímax sexual é por meio do estímulo nos seios. Nem todas são tão sensíveis, mas há vários registros de orgasmo mamário no sexo feminino.

Também existe o orgasmo espontâneo, sem haver estimulação direta. Isso acontece entre pessoas que tiveram lesões da medula espinhal. Mesmo com a perda de certas sensações, elas podem não ficar privadas de sua sexualidade e alcançar prazer por meio de desejos eróticos.

Entre os homens também ocorre o orgasmo seco, quando não há ejaculação. Isso pode acontecer naturalmente ou em pacientes que sofreram cirurgias ou lesões na região do cólon ou do reto, impedindo a produção do sêmen.

Você conhecia todas essas formas de atingir o prazer? Deixe seu comentário! E continue de olho no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de amor e sexo.

TAGS
orgasmo seco
orgasmos múltiplos
orgasmo masculino
orgasmo feminino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ