Amor e Sexo

23/02/2015 04:35 - Atualizado em 02/12/2016 09:30

Bodas de casamento celebram o amor em todas as épocas

Casais que completam 60 anos juntos chegam às chamadas bodas de diamante.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A ciência já comprovou que casais que realizam bodas são mais saudáveis. Pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, fizeram um estudo no qual descobriram que o casamento celebrado com felicidade impacta diretamente na saúde e expectativa de vida.

Segundo os resultados da investigação, os homens podem viver até sete anos mais, quando são casados. As mulheres, três. Então, que motivo melhor para comemorar o aniversário de casamento com quem se ama? Conheça as principais bodas celebradas e invista na festa, nem que seja só para os dois.

bodas

O surgimento das bodas

Comemorar o aniversário de casamento sempre foi significativo, mas nem todo mundo sabe desde quando as datas são chamadas de bodas. Na Europa, principalmente na Alemanha, o costume sempre foi comum para quem completava longos períodos juntos. Aos 25 anos, o casal era presenteado com uma coroa de prata e, aos 50, com uma de ouro.

De forma a conceder uma renovação simbólica dos laços de matrimônio, o casamento duradouro recebe a celebração em forma de um metal ou objeto significativo. A ideia é relembrar a importância da união e prospectar novas metas futuras para o casal.

É necessária muita tolerância e respeito para chegar aos 25 anos de casados, por exemplo. Mais de 50% dos casais se divorciam antes de atingir 15 anos de união civil (bodas de cristal), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando completa duas décadas e meia, o casamento é celebrado com prata.

A tradição pede que os filhos organizem uma festa para os pais nessa data, dedicando ainda mais amor para os próximos anos. Caso o casal não tenha filhos, os padrinhos ficam com a função, promovendo uma renovação de votos e também uma troca de alianças, que passam a ter um fio prateado.

Bodas de ouro: Meio século de vida a dois

O ouro sempre foi considerado uma moeda valiosa, utilizada para fabricação da maioria das joias. É por isso que as alianças são feitas desse material, que marca as bodas nos 50 anos de casamento. Se chegar aos 25 anos juntos é difícil, cinco décadas é um tempo ainda mais valioso que o próprio metal.

Porém, não é de se estranhar que um casal chegue a esta data. Cientistas finlandeses descobriram que os casados têm menos chances de sofrer com doenças do coração. Além disso, caso sofram algum tipo de ataque, conseguem se recuperar mais rápido.

Os dados da pesquisa foram obtidos com pessoas entre 35 e 99 anos de idade que sofreram problemas coronarianos agudos entre 1993 e 2002. Dos homens solteiros, de 58% a 66% estavam mais propensos a morrer. Quanto às solteiras, 60% a 65% estavam no grupo de risco.

A expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos. Logo, quem chega aos 60 anos de casados tem muito para celebrar. Uma vida a dois merece ser registrada com as bodas de diamante, pedra da ocasião. É comum que nessa etapa da vida o casal já tenha até mesmo bisnetos, por isso todas as gerações devem homenagear o amor presente no longo casamento.

E você, acredita que seu amor é para sempre? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
bodas de ouro
casamento
vida a dois
casal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ