Amor e Sexo

04/07/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 12:24

Autoconfiança na cama é fundamental para dar e sentir prazer

Ter autoconfiança na cama evita a permissividade e garante momentos inesquecíveis ao lado do parceiro

POR

Redação

  • +A
  • -A

Tão importante quanto a prática sexual na vida de um casal, é preciso que ambos tenham autoconfiança na cama. Sentir-se seguro nesta situação é fundamental tanto para sentir mais prazer, quanto para evitar a permissividade.

Autoconfiança na cama aprimora experiências

autoconfiança na cama é capaz de aprimorar qualquer experiência, principalmente de cunho sexual. Na falta dela, o corpo poderá ficar rígido, pouco relaxado e o prazer se torna muito mais difícil de ser alcançado. Quando a pessoa está insegura na cama, ela fica mais suscetível a ceder aos desejos do outro e deixa de considerar as suas próprias vontades.

Foto: Shutterstock

Pesquisas desvendam a autoconfiança na cama

Pesquisas mostram que a base da autoconfiança na cama está diretamente relacionada à autoestima, especialmente quando aliada ao conhecimento, que muitos não têm. É preciso ter conhecimento sobre o sexo, mesmo que durante toda a vida você possa ter aprendido pouco sobre o assunto.

Atualmente, as pessoas costumam fazer mais sexo para o prazer do que para a reprodução, o que se coloca como mais um motivo para a promoção da autoconfiança na cama. A reprodução se tornou instintiva e não necessita de um maior aprendizado. Já o sexo, enquanto busca ao prazer, deve ser aprendido para que se chegue ao orgasmo.

Há sinais claros que demonstram quando alguém está desconfortável no sexo, a começar pelo uso de falas de negação e proibição. Isso sinaliza a incerteza, na maioria das vezes.

Por outro lado, uma pessoa que possui autoconfiança na cama sabe por que está ali e sabe fazer escolhas corretas na hora de participar do sexo. Além disso, sua atitude durante a relação será de troca e não de permissividade. Ou seja, ela saberá fazer a troca entre dar e receber prazer e não somente agir para agradar o parceiro.

Como aumentar a autoconfiança na cama

Como já comentado anteriormente, de acordo com as teorias da terapia sexual, a base para a autoconfiança na cama é a autoestima aliada ao conhecimento. É preciso, então, investir nessas duas áreas para ficarmos confortável e seguros na cama. Veja dicas que podem lhe ajudar nessa busca, a começar pela autoestima:

1. Recomenda-se que se usem truques para que você se sinta mais bonita e poderosa. Pode ser uma lingerie diferente ou um perfume gostoso;

2. Pratique um exercício mental para se livrar das encanações, visto que muitas mulheres perdem a confiança ao pensar que o parceiro pode reparar em detalhes de seu corpo. Pense que ele está na cama com você porque te deseja e te escolheu;

3. A fim de aumentar a autoestima, use estratégias e evite a autocrítica exagerada. Ouça e respeite suas próprias vontades, aprenda a impor limites e A praticar o autoconhecimento. Quando fazemos movimentos positivos, tudo funciona a nosso favor.

Foco no conhecimento

O conhecimento é considerado fundamental para ter uma experiência positiva no sexo e aumentar a autoconfiança na cama, tanto sobre o assunto quanto sobre o próprio corpo:

1. Para que se atinja o orgasmo, precisamos nos conhecer para que consigamos nos estimular. Por isso, é fundamental entender como funciona o corpo, de que forma ele é estimulado e quais os toques que mais proporcionam prazer. Sugere-se a prática da masturbação;

2. Quanto ao conhecimento sobre sexo, ele pode ser adquirido por meio de pesquisas. É importante que se busque saber como funciona o corpo do homem e da mulher e, ainda, quais são as questões relacionadas à dificuldade em ter orgasmos e as posições sexuais que mais estimulam o prazer de ambos.

E aí, curtiu o texto ? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ