Amor e Sexo

24/04/2015 02:43 - Atualizado em 04/12/2016 12:42

Atração sexual: A ciência explica a natureza humana

Conheça alguns mistérios e curiosidades sobre o poder da atração entre indivíduos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já se perguntou por que se sente atraído por alguém? A atração sexual é foco de inúmeras pesquisas ao redor do mundo, que procuram desvendar o que ocorre nesse processo. A ciência explica que fatores biológicos e psicológicos interferem diretamente na escolha do parceiro ideal.

Geralmente, pensamos logo no aspecto físico. Porém, condicionados pelas diferentes culturas, os tipos de beleza variam muito de época e lugar. Acima disso, estudos comprovam que a atração sexual pode ocorrer por causas muito mais sutis que um rosto ou corpo bonito, como cheiros, sons e toques.

atracao sexual

Curiosidades sobre a atração sexual

Atração por si mesmo?

Você já pensou que talvez você tenha atração sexual por pessoas parecidas com você mesmo?

Pode parecer narcisismo, mas um estudo, por exemplo, pediu para homens e mulheres heterossexuais avaliarem uma série de fotos de pessoas aleatórias. Entre elas, estava uma foto deles próprios modificados graficamente para o sexo oposto. Grande parte dos participantes achou a sua versão modificada a mais atraente entre as opções.

Lembrança familiar

Outra curiosidade é ter atração sexual por pessoas que lembrem seus pais. Um estudo publicado no Journal of Research in Personality analisou uma série de jovens de cerca de 25 anos e descobriu que aqueles que tinham mães e pais em idade avançada no nascimento tendiam a se interessar por possíveis parceiros mais velhos.

Afrodisíaco alcoólico

Quem já ouviu aquele amigo afirmar que conheceu a mulher mais linda na noite anterior e depois voltar atrás na decisão? Pois bem, a ciência também confirma o fato. Existe uma relação entre o teor de álcool no sangue e avaliações de atração. Quanto maior o nível de intoxicação, mais é percebida a atratividade, tanto para homens quanto para mulheres.

Mudança hormonal

O que as mulheres heterossexuais acham atraentes nos homens também varia de acordo com seu ciclo menstrual. Especificamente no período fértil, ou seja, quando estão ovulando, mulheres tendem a se sentir mais atraídas por homens com feições fortes e vozes mais graves.

A teoria é que a mulher é evolutivamente ligada à procura por parceiros que tenham os melhores genes para fazer bebês.

Vermelho é a cor mais quente

Homens heterossexuais tendem a ter mais atração sexual por mulheres vestindo roupas vermelhas. Acredita-se que causa da atração ocorra porque homens evoluíram vendo o corpo das mulheres tornando-se avermelhados durante a excitação sexual.

Além disso, outro estudo recente revela que as mulheres tendem, inconscientemente, a vestir cores como vermelho ou rosa quando estão mais férteis.

A atração homossexual

Os cientistas ainda não possuem uma resposta definitiva para como a orientação sexual se desenvolve em cada indivíduo. Inúmeras teorias sugerem diferentes fontes, como fatores hormonais e genéticos, além de experiências vivenciais durante a infância.

O que muitos estudos compartilham é a ideia de que a orientação sexual é moldada nos primeiros anos de vida, devido a fatores psicológicos, biológicos e sociais.

O que mais lhe atrai no seu parceiro? Conte nos comentários! E não esqueça de acompanhar o Vivo Mais Saudável para conferir dicas de bem-estar, além de novidades sobre amor e sexo.

TAGS
sexualidade
relacionamento
atração
natureza humana

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ