Amor e Sexo

25/02/2015 02:33 - Atualizado em 08/12/2016 07:29

Aprenda como se prevenir da depressão pós-casamento

Depressão pós-casamento pode ser resultado da alta expectativa em torno da cerimônia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A festa de casamento é mais que um simples evento. Os preparativos, que vão desde a escolha do bufê até o vestido perfeito, podem tomar meses e envolver boa parte do tempo da futura noiva. São tantas preocupações e detalhes que fica impossível enumerar todos: provas de roupa, visitas aos salões de festas, lista de convidados.

Mas, quando chega o grande dia, e, principalmente, quando as luzes da festa se apagam, algumas mulheres podem se deparar com uma enorme sensação de vazio. A falta da expectativa que foi gerada por tantos meses não deixa nada em seu lugar. Isso costuma ser chamado pelos especialistas de depressão pós-casamento.

depressao pos casamento

Causas da depressão pós-casamento

O principal motivo apontado como causa da depressão pós-casamento é a grande expectativa que os preparativos e os detalhes do matrimônio causa nos noivos. Como geralmente a mulher sonha mais com esse momento, e, por isso, envolve-se pessoalmente na produção da festa, é nela que os efeitos acabam se manifestando de maneira mais intensa. 

Isso não significa, é claro, que o parceiro não possa sentir essas consequências, até mesmo de forma indireta, no dia a dia com a agora esposa. Porém, mesmo as futuras noivas mais ansiosas e envolvidas na preparação da festa podem fugir da depressão pós-casamento. A seguir, listamos dicas importantes.

Dicas para evitar a depressão pós-casamento

Lembre-se do amor

Não esqueça que vocês só vão casar porque se amam e querem ter uma vida juntos. Muitas vezes, com a correria da produção da festa, o significado e o sentido do casamento acabam ficando em segundo plano, mas é importante reforçar os laços que levaram o casal até o altar.

Saiam para jantar, deem risada juntos, busquem momentos de fuga da rotina. Assim, além de ter uma válvula de escape, vocês se mantêm unidos e diminuem o risco de a realidade evoluir para uma depressão pós-casamento, quando a festa acabar.

Não se entregue ao vazio

O casamento - e agora falamos do matrimônio em si, não da celebração - envolve, além do sentimento, escolhas de vida. Durante o tempo em que esteve entre prova de salgadinhos e escolha das músicas para a festa, não sobrava espaço para pensar em como seria a vida nova.

Depois da lua de mel, é normal que alguma insegurança se instale quanto à vida de casada. Não mascare esse sentimento. Essa é uma descoberta que somente você e seu parceiro podem fazer juntos. Portanto, não se culpe por sentir saudade das tardes procurando a fonte perfeita para os convites ou o melhor bem-casado.

Faça da sua casa um lar

Para quem vai para uma casa nova, os primeiros dias em um lugar diferente podem causar bastante estranheza. Decorar o novo lar de acordo com o gosto dos dois é um processo mais intenso que simplesmente mobiliar e escolher as estampas. Uma forma interessante de evitar a depressão pós-casamento é utilizar esse tempo livre para deixar o cantinho de vocês com a cara do casal.

Gosta das nossas dicas de bem-estar e relacionamento? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
relacionamento
amor
casamento
depressão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ