Amor e Sexo

05/11/2015 03:11 - Atualizado em 06/12/2016 12:16

Aprenda a lidar com um casamento sem sexo

O casal deve estar disposto a conversar sobre os problemas do relacionamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Depois de algum tempo de relacionamento, parece que é inevitável: manter o mesmo ritmo de antes não é opção. Aos poucos, o que era desejo se transforma em um casamento sem sexo, frustrante para os dois lados. Mas essa não precisa ser a regra.

Apesar dos momentos de instabilidade, em que o afastamento parece cada vez maior, é possível resgatar o romance e a atração pelo outro. Porém, é preciso que os dois estejam juntos nessa mudança. Saiba o que fazer.

Quando o casamento sem sexo é um problema

Seja por uma questão de saúde, pela ausência de um dos parceiros ou por um momento de fragilidade, levar adiante um casamento sem sexo é até possível, desde que ambos entendam o que isso significa. Ou seja, é preciso ter espaço para conversar sobre o assunto.

casal na cama, cada um para um lado, vivendo um casamento sem sexo

“Agora, há de se saber por quanto tempo e o quanto, de fato, esse casamento fraterno está na mesma dosagem para os dois”, alerta a sexóloga e psicanalista Lelah Monteiro. Para ela, a linha divisória pode ser encontrada na relação afetiva do casal.

Quando o carinho e a intimidade permanecem, mesmo que o sexo não faça parte do relacionamento, nem sempre há um problema que precise ser resolvido. Afinal, nem tudo se resume a transar.

Porém, é preciso ser sincero não só com o parceiro, aprendendo a identificar como você se sente. Quando o outro não faz mais parte dos planos, cada um tem o seu quarto e a saudade não aparece mais, é hora de prestar atenção e pensar na possibilidade de usar a terapia como apoio.

O que pode levar a um casamento sem sexo

Tanto para a mulher quanto para o homem, não são poucas as questões que podem levar à falta de vontade de fazer sexo. Sejam orgânicas ou psíquicas, o fato é que elas costumam trazer a insegurança para dentro da relação.

Entre as suas pacientes, relata Lelah, um dos motivos mais comuns é a menopausa. Depois de ter os filhos e chegar a esse período, são comuns as reclamações de que o desejo não acontece mais - nem pelo parceiro, nem por qualquer outra pessoa.

Saiba Mais
Conheça tratamentos para reverter a baixa libido
Realize sua fantasia sexual e renove a relação
Aumente o prazer da penetração com 4 dicas

“E tem homem também que a gente tem visto com depressão ou excesso de trabalho e o sexo fica relegado para um segundo plano. É muito comum às vezes a gente ver a pessoa ficar viúva também e não ter mais interesse. Pode ser que aí esteja um registro de que foi uma relação difícil”, explica a sexóloga.

O problema é que, com a pressão que o assunto ganha, não querer fazer sexo pode parecer algo anormal quando, no fim de contas, tudo depende de como o casal se sente em relação a isso. A propósito, você já conversou com o seu parceiro? Pode fazer toda a diferença e vai muito além da sexualidade.

casal realizando fantasia sexual para driblar casamento sem sexo

Como movimentar a relação

Para sair da rotina e retomar o desejo na relação, vale apostar em dicas bem simples, que Lelah recomenda diariamente aos seus pacientes:

- Não deixe de dizer o quanto você ama o seu parceiro, mesmo que o relacionamento já dure anos e anos - mas diga com vontade, com desejo

- Use as opções que a tecnologia oferece ao seu favor e aproveite para mandar mensagens durante o dia e, quem sabe, até uma foto

- Combine, qualquer que seja o dia da semana, um programa só para os dois e aproveite para recriar os momentos de intimidade

- Planeje uma viagem que os dois possam curtir e redescobrir um ao outro

- Realize atividades que você nunca fez, mas sempre teve vontade. Pode ser striptease, sexo oral, uma fantasia ou o que mais a sua imaginação permitir.

E aí, gostou das dicas para movimentar a sua relação? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outros artigos que o Vivo Mais Saudável traz para você ter mais qualidade de vida.

TAGS
desejo sexual
libido
relacionamento
casamento fraterno

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ