Amor e Sexo

16/06/2015 12:15 - Atualizado em 19/11/2016 04:18

Alma gêmea: Saiba se você já encontrou a sua

O antigo conceito divide opiniões no mundo da ciência. E você, no que acredita?

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe a origem do conceito de alma gêmea? No livro O Banquete, de Platão, escrito em 380 a.C., o personagem Aristófanes fala para Sócrates que os seres humanos possuíam quatro braços, quatro pernas e dois rostos, sendo felizes e completos. Porém, o deus Zeus decidiu separá-los e, a partir de então, os humanos passam a vida em busca de sua "outra metade".

Outra referência da expressão surgiu em 1822, quando o poeta Samuel Taylor Coleridge escreveu uma carta em que dizia "To be happy in married life... you must have a soul-mate" (em tradução livre, "Para ser feliz na vida de casado, você deve ter uma alma gêmea").

De lá para cá, a expressão se tornou popular. O escritor americano Richard Bach já dizia que alma gêmea é a pessoa que tem "fechaduras em que nossas chaves se encaixam e com chaves que se encaixam em nossas fechaduras". Será que você já encontrou quem abra as portas do seu coração?

alma gemea

Alma gêmea: Ela existe mesmo?

Acreditar que seu grande amor é a sua alma gêmea, aquela pessoa com quem você estava predestinada a estar, pode ser muito confortável e, claro, muito romântico. No entanto, será que a ciência afirma a existência de alguém especial?

Quando buscamos alguém para nos "completar", é preciso ter cuidado. Isso é o que diz um estudo da Northwestern University em conjunto com a University of Chicago, dos Estados Unidos. A pesquisa mostrou que mostrou que os casais estão cada vez mais enfrentando uma espécie de sufocamento em suas relações por buscarem esse estado de completude.

Já outro estudo, publicado pela American Psychological Association, comprovou que casais que acreditavam em "destino romântico" eram mais propensos a terminarem suas relações que casais que acreditavam em "crescimento romântico'’. Ou seja, para eles, o amor seria algo construído no dia a dia.

Além disso, segundo uma pesquisa da University of Houston, também nos Estados Unidos, acreditar que existem outros parceiros potenciais torna mais fácil lidar com o desapontamento quando um relacionamento chega ao fim.

Alma gêmea existe se isso lhe faz bem!

Vocês contam os minutos para se verem? Quando estão juntos, o mundo parece mais colorido? Vocês completam as frases um do outro, gostam de coisas parecidas e se sentem completamente à vontade a dois? Esses são apenas alguns sinais que você encontrou a pessoa certa para você.

Essa química, conexão ou destino mostra que você se identifica com aquela pessoa e, por isso, o relacionamento vai bem. Por que não dizer que essa é a sua alma gêmea, se é assim que você se sente?

Porém, se você ainda não encontrou aquela pessoa que lhe faça sentir "nas nuvens" o tempo inteiro, não desanime. No amor, assim como em outras áreas da vida, é preciso ter paciência e dar tempo ao tempo. Você logo descobrirá se essa é a sua verdadeira "outra metade".

E você, acredita em alma gêmea? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
relacionamento
vida a dois
casal
casamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ