Amor e Sexo

26/11/2015 03:36 - Atualizado em 02/12/2016 11:33

5 conselhos para superar uma decepção amorosa

Terapeuta explica como lidar com a situação e enfrentar o processo de perda.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você acreditava que tinha encontrado "aquela" pessoa, alguém capaz de ser fiel, romântico e carinhoso. Com o tempo, porém, os defeitos começaram a aparecer e o que parecia um sonho virou uma grande decepção amorosa. Acredite, você não está sozinha.

Triste, às vezes humilhante, uma desilusão causa cicatrizes que podem ser difíceis de esquecer. Mas não dá para remoer sentimentos ruins eternamente. Saiba como sair da fossa e abra espaço para um amor sem expectativas irreais.

casal chateado por causa de uma decepção amorosa

Como evitar uma decepção amorosa

A idealização, segundo a psicóloga e terapeuta sexual Laura Meyer, é a maior causa da decepção amorosa. Ela está conectada ao sentimento de admiração, que acontece quando identificamos o parceiro como tudo aquilo com que sempre sonhamos. No entanto, à medida que vamos conhecendo e percebendo os seus defeitos, o sofrimento aparece.

A primeira decepção costuma ser a mais marcante e dolorosa. Depois do baque, a tendência é que a pessoa amadureça e aprenda a tolerar melhor os defeitos dos outrosO segredo está em manter a calma.

Os especialistas recomendam: jamais se atire numa relação e cultive grandes esperanças com alguém que você conheceu há pouco tempo. “A expectativa com relação ao outro é diretamente proporcional à decepção. Se você esperar demais, a frustração será grande”, comenta Laura.

Conheça aos poucos, veja se vale a pena e não pense no futuro. Viva o presente e vá devagar. Quem embarca em relacionamentos já pensando em noivado e casamento pode sofrer exageradamente com o término, sentindo um grande vazio. Tenha paciência e reconheça que o seu namoro pode não dar certo.

Saiba Mais
Relacionamento doentio: Como identificar e resolver o problema
Não dá mais certo? Saiba como terminar um namoro
Desvende os segredos de quem tem sorte no amor

Supere a decepção amorosa

Mesmo com todos esses cuidados, é claro que o amor pode acabar. Traição, mentiras e outras situações negativas também contribuem para uma decepção amorosa. Nesses casos, superar a tristeza faz parte da vida.

Para Laura, o ideal é dar-se um tempo e cicatrizar as feridas para, depois, partir para outra relação. “Os sentimentos ficam mal resolvidos, quando não nos permitimos passar por esse processo de perda”, alerta. No mais, são experiências como essas que nos fazem amadurecer como seres humanos.

A seguir, confira outras dicas para superar uma decepção amorosa e viver dias mais felizes.

decepção amorosa: mulher chorando

1. Chore se for preciso

Nada de guardar as lágrimas e sofrer em silêncio. Se você estiver triste, vá para o seu quarto, deite e chore. Extravasar os sentimentos faz parte do processo de perda.

decepção amorosa: loira na balada

2. Saia de casa

É difícil nos primeiros dias, mas tente sair e se divertir. Combine noites especiais com os amigos e tente relaxar. Beba alguns drinks, dance e flerte. A vida segue em frente!

decepção amorosa: mulher chorando em frente ao computador

3. Exclua a pessoa amada das redes sociais

Desfaça a amizade, deixe de seguir, bloqueie. Ver postagens e fotos pode fazer você se sentir ainda pior. Vale o velho ditado: o que os olhos não veem o coração não sente.

decepção amorosa: mulher no cabeleireiro

4. Mude o visual

Autoestima lá em cima, garota! Corte o cabelo, aposte em um novo estilo de maquiagem ou compre roupas novas. Um pouquinho de vaidade e amor-próprio fazem bem para você mesma e ainda podem arrancar uns elogios ótimos para massagear o ego.

decepção amorosa: amigas correndo no parque

5. Pratique atividades físicas

Pode parecer estranho, mas o hábito de praticar atividades físicas libera hormônios que garantem uma sensação prazerosa e relaxante. Além de tudo, você fica com um shape de dar inveja!

Você já passou por uma desilusão amorosa? O que fez para superá-la? Deixe um comentário e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável! Aproveite ainda para conferir outras dicas de amor e sexo.

TAGS
desilusão
expectativas
fim de namoro
traição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ