Saúde Bucal

12/03/2015 09:53 - Atualizado em 28/11/2016 02:21

Mantenha seus dentes brancos e saudáveis por muito mais tempo

Ter dentes brancos é possível com tratamentos e cuidados diários de higiene.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Abrir um sorriso com dentes brancos é o sonho de muitas pessoas. Apesar de a coloração dentária não corresponder à saúde do dente, esteticamente a cor amarela remete a sujeira ou falta de cuidados. Mesmo sendo um mito, já que a cor nada tem a ver com limpeza ou cautela, ainda assim a preferência é pelo brilho e pela branquidão da arcada.

Além das técnicas de clareamento dental, existem algumas medidas que podem deixar os dentes brancos por mais tempo. Geralmente, a pigmentação escura está associada ao consumo de bebidas como café, vinho tinto e chás. Para prevenir, você pode tomar cuidados no dia a dia, principalmente em relação às refeições e à escovação dos dentes. Veja como.

dentes brancos

Energético pode ser vilão dos dentes brancos

Fora o café e o vinho tinto, uma das bebidas que mais contribuem para o amarelado é o energético. Segundo especialistas, é necessário muito cuidado com a ingestão desse líquido, pois ele possui ácido em sua composição.

Capaz de corroer os dentes, o energético deve ser consumido moderadamente. Dê preferência ao canudinho na hora de beber para diminuir o contato do produto com os dentes e, assim, prevenir manchas.

Mas não é só ele que pode amarelar a arcada. Condimentos e ingredientes de temperos, principalmente, podem contribuir para o tom amarelo dos seus dentes. O molho de soja, o mirtilo e o molho marinara são alguns dos maiores inimigos dos dentes brancos. Demais alimentos com pigmentação escura também devem ser evitados.

Frutas e verduras cruas podem auxiliar na manutenção da cor clara nos dentes. Segundo dentistas, o consumo de cenoura, maçã, nozes, morango e couve-flor ajuda a mantê-los limpos, remover manchas superficiais e evitar o aparecimento de cáries.

Limpeza e cuidados para dentes brancos

Escovar bem apenas os dentes não garante que eles permaneçam brancos. É preciso, ainda, limpar a língua. Além de garantir um hálito mais fresco, esse hábito elimina bactérias que se acumulam nas papilas e podem provocar descoloração.

Dentistas recomendam a utilização de uma escova de dentes macia com a haste longa, para que você consiga escovar a língua desde a parte mais funda até a ponta.

Lavar bem a boca depois de consumir frutas cítricas também permite dentes brancos por mais tempo. Apesar de serem excelentes fontes de vitamina C, esses tipos de frutas, como laranja e limão, possuem um ácido capaz de corroer o esmalte dentário e manchar a arcada. Enxague sempre a boca após comer.

Para quem ainda não está satisfeito com os cuidados naturais, é possível obter dentes brancos por meio do clareamento. Existem, basicamente, dois tipos de procedimento: um com gel e moldeiras e outro com raios laser.

O clareamento com moldeiras é feito com a aplicação de um gel que atinge partes mais profundas do dente e quebra as moléculas escuras. O processo pode ser feito com a pessoa acordada, que fica com o peróxido na boca por duas horas. Resultados são percebidos a partir da primeira semana, sendo que o tempo de uso total é de cerca de um mês.

Já no procedimento com laser, os raios são direcionados sobre um gel, acelerando o processo de branqueamento. No entanto, podem haver reações como sensibilidade e dor para consumir alimentos muito quentes ou gelados.

Em ambas as situações, é preciso consultar um dentista para avaliar o caso e verificar se não há contraindicações para o procedimento.

Como você faz para manter um sorriso impecável? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir outras dicas de beleza e ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
clareamento dental
dentes
higiene bucal
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ