Saúde Bucal

28/01/2015 01:30 - Atualizado em 25/11/2016 12:36

Livre-se dos dentes amarelados em 7 passos

Com cuidados na alimentação e na higiene bucal, é possível evitar os desagradáveis dentes amarelados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além dos cuidados para evitar cáries e lesões, é preciso também ter atenção para combater os dentes amarelados. Com algumas dicas básicas de higiene e de alimentação, é possível ficar longe desse problema indesejado e manter um sorriso bonito e saudável.

dentes amarelados

Entre as principais causas dos dentes amarelados está o consumo de alimentos escuros, que acabam deixando manchas nos dentes. Alguns medicamentos, o cigarro e a falta de higienização também contribuem para o aparecimento do problema. Além disso, outras complicações, como a halitose e a gengivite, podem ocorrer devido a esses maus hábitos.

Dicas para combater dentes amarelados

1. Faça a higienização bucal

Uma das dicas mais importantes é fazer a higienização dos dentes pelo menos três vezes ao dia, ou depois de cada refeição. O básico é a escovação e o uso do fio dental em todas as vezes, para evitar o acúmulo de qualquer resíduo de alimento na boca.

2. Use produtos específicos

Além da escovação e do uso do fio dental, também é indicado utilizar produtos que promovam uma limpeza mais profunda e evitam dentes amarelados. Existem cremes dentais e enxaguantes bucais específicos para manter o branco e remover os pigmentos dos dentes.

3. Não fume

Outra medida muito importante é não fumar. A nicotina presente nos cigarros causa manchas amarelas nos dentes, além de aumentar o risco de vários outros problemas de saúde, como câncer na boca e no pulmão.

4. Evite alimentos escuros

A maioria dos alimentos escuros possui corantes, soltando uma tinta que deixa os dentes amarelados e manchados. Alguns deles são café, chá preto, beterraba, refrigerantes à base de cola, vinho tinto, entre outros. A dica é evitar essas opções, ou então escovar os dentes logo após consumir algum desses alimentos. Caso não seja possível, beber um copo de água depois também diminui os efeitos.

5. Consuma alimentos que ajudam a clarear os dentes

Com a ingestão de alguns alimentos, é possível deixar os dentes mais fortes e brancos, evitando manchas e placas. Entre eles estão morango, maçã, espinafre, pera, pepino, castanha-do-pará, cenoura e nozes.

A água também é essencial. Além de ser necessária para as funções vitais do organismo, ainda contribui para o mecanismo de limpeza dos dentes.

6. Consulte o dentista periodicamente

Consultar-se com um dentista regularmente é fundamental para manter a saúde dos dentes. Assim, o profissional consegue identificar qualquer problema e começar o tratamento o quanto antes, evitando outras complicações. Nos consultórios odontológicos também é possível fazer limpezas mais profundas, eliminando impurezas que não saem apenas com a escovação.

7. Recorra a tratamentos de clareamento dental

Para tratar os dentes amarelados, existem clareamentos dentais que podem ser feitos tanto em casa quanto no consultório. Os dois tipos são simples e oferecem resultados eficientes contra o aspecto amarelado e as manchas nos dentes. Um dentista qualificado pode indicar qual é o melhor tratamento para cada caso, proporcionando um sorriso bonito e saudável.

Dentes amarelados: Além da estética

Lembre-se que não se trata apenas de estética. Um sorriso bonito é indício de que está tudo em ordem com seu organismo. Manchas nos dentes demonstram que pode haver algum problema de saúde. Cuide-se sempre.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
higiene bucal
estética
dentes
saúde bucal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ