Saúde Bucal

25/12/2014 10:49 - Atualizado em 01/11/2016 04:26

Cuidar do sorriso pode abrir portas na carreira

Desde a expressão de simpatia até o cuidado com os dentes, o sorriso passa mensagens importantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sorriso é a expressão da alegria que sentimos em determinado momento ou de quanto achamos alguma situação agradável. Como toda a boa expressão, sorrir é uma demonstração que causa muitas impressões em quem nos observa.

A forma como sorrimos, o que transmitimos nesse sorriso e os elementos que compõem a nossa expressão facial nesse momento fazem toda a diferença. Mas você sabia que até na vida profissional o ato de sorrir exerce um papel importante?

sorriso

As impressões do sorriso

A pessoa que possui um sorriso convidativo, expressivo e bem cuidado tem mais chances de efetivação nos empregos da área comercial. Pelo menos é isso que afirma o professor Matheus Pithon, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que lançou seu estudo na Revista Americana de Ortodontistas e Ortopedistas Faciais, uma das mais renomadas no ramo da odontologia.

A pesquisa aponta que um profissional que possui um sorriso bonito é considerado como mais inteligente e, por isso, possui mais oportunidades de emprego. Em uma comparação com um outro profissional que possua as mesmas qualidades e condições, mas não tenha uma expressão tão atrativa quanto a do outro, o dono da dentição ideal ganha a disputa.

Pithon chegou a essas conclusões através de um teste com contratadores, mostrando duas fotos, ambas da mesma pessoa, fazendo apenas uma correção digital no sorriso do fotografado. A imagem que possuía os dentes corrigidos foi escolhida pela maior parte dos entrevistados.

A pesquisa começou a ser realizada em 2013, quando o professor observava algumas fotos do ator americano Tom Cruise, antes e depois da fama. Os dentes de Cruise eram escuros, separados e bastante tortos, formando um sorriso pouco atrativo. Hoje, o moreno é um dos maiores galãs do cinema mundial e apresenta dentes perfeitamente brancos, sem falhas ou separações.

O pesquisador perguntou a si mesmo se haveria alguma chance de Tom Cruise fazer tanto sucesso no mercado cinematográfico se mantivesse os dentes como eram antes do início da sua fama. Ao fim do estudo, a resposta obtida foi um sonoro não. Outra conclusão da pesquisa é a de que a formação dos dentes só não faz diferença em empregos onde não há contato com o público.

Sorriso: Por que ele agrada

Há uma linha de raciocínio que explica o fato de as pessoas preferirem contratar os candidatos que possuem dentes mais bonitos. Isso acontece porque, além de vivermos em uma sociedade onde a aparência conta muito, as pessoas que possuem uma arcada dentária falha e imperfeita costumam sentir vergonha dos próprios dentes e da aparência.

Por essa razão, elas tendem a querer esconder os dentes da visão dos demais e, assim, sorriem muito menos do que aqueles que possuem os dentes mais brancos e alinhados. Sorrindo menos, passam a quem os conhece a impressão de infelicidade, mau humor, introspecção e isso limita qualquer tipo de relacionamento, seja pessoal ou profissional.

Além disso, a apresentação física da pessoa diz muito sobre o quanto ela se importa consigo mesma. A aparência está diretamente relacionada com a autoestima e com a confiança. Quem confia em si e possui a autoestima elevada, está de bem consigo mesmo e, consequentemente, fica de bem com os outros também.

Pronto para cuidar melhor do seu sorriso? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dentes brancos
saúde dentária
vida profissional
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ