Pele

15/12/2014 03:04 - Atualizado em 20/11/2016 06:03

Veja dicas para amenizar as marcas na pele

Melasmas, sardas, manchas senis e leucodermia solar são tipos de marcas na pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um problema comum na rotina de cuidados de beleza de toda mulher é se deparar com imperfeições que surgem sem mandar aviso prévio. As marcas na pele podem até ser um resultado já esperado do envelhecimento cutâneo, mas nem por isso deixam de ser incômodas.

Se você quer se livrar delas, saiba que o primeiro passo é agir na prevenção. É isso mesmo: muitas das marcas na pele podem ser evitadas com o uso diário do protetor solar. Mas é claro que isso não vale para todas elas. Conheça neste artigo quais são as marcas mais comuns e veja receitas caseiras para combatê-las.

marcas-na-pele

Tipos de marcas na pele

Manchas senis

Marcas na pele causadas por causa do contato com o sol. Elas costumam aparecer após os 40 anos da idade, são marrons e tem forma arredondada. Para prevenir esse problema, passe protetor solar diariamente.

Melasmas

Os melasmas podem ser de vários tamanhos e geralmente aparecem após o contato direto com o sol. O surgimento dessas manchas também pode ocorrer por conta de problemas hormonais e predisposição genética. Os melasmas podem aparecer por conta da gravidez.

Sardas

Vistas em pessoas com a pele clara, as sardas surgem por conta do sol. Para prevenir, passe protetor solar diariamente, sempre com o fator de proteção solar 30.

Leucodermia solar

São aquelas marcas na pele brancas, parecidas com sardas. Elas podem acontecer por conta do contato excessivo com o sol.

Fitofotodermatite

Manchas causadas por frutas cítricas, como limão.

Dermatite de contato

São as alergias causadas por produto ou alimento. Costumam ser vermelhas e podem ser de qualquer tamanho.

Veja 4 soluções caseiras para marcas na pele

1. Máscara de fubá com aveia

Ingredientes:

2 colheres de sopa de aveia

2 colheres de sopa de leite em pó

2 colheres de sopa de fubá

2 colheres de sopa de soro fisiológico.

Modo de Preparo e Aplicação:

Coloque a aveia, o leite em pó, o fubá e o soro fisiológico dentro de uma tigela. Misture bem todos os ingredientes. Passe o creme nas regiões com mancha, como as axilas e virilhas. Aplique fazendo movimentos circulares. Assim que terminar de passar, retire o creme com água.

2. Máscara de maisena

Ingredientes:

1 e ½ xícara de leite

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de maisena

Modo de Preparo e Aplicação:

Coloque a xícara e meia de leite, 1 colher de sopa e mel e a colher de sopa de maisena dentro de uma panela. Ligue o fogo e deixe virar um mingau. Assim que estiver morno, coloque o creme na região onde você tem manchas. Deixe a mistura agir nas marcas na pele por mais ou menos 15 minutos. Retire o produto. Faça isso de 15 em 15 dias.

3. Removedor de roxos

Ingredientes:

1 creme hidratante.

Modo de Aplicação:

Uma vez por dia, aplique o creme hidratante na região com a mancha roxa. Massegeie de forma leve, cuidando para não se machucar. O processo pode ser feito todos os dias, até que as marcas na pele comecem a clarear.

4. Creme de vitamina A

Ingredientes:

1 creme hidratante

1 tubo de creme para assaduras

1 ampola de vitamina A

1 vidro de óleo de amêndoas.

Modo de Preparo e Aplicação:

Misture todos os ingredientes e coloque na região onde a mancha está localizada. Faça isso todos os dias por uma semana.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
beleza
cuidados com a pele
saúde da pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ