Pele

27/09/2014 01:01 - Atualizado em 05/12/2016 02:18

Veja como fazer um hidratante caseiro para a pele do idoso

Preparar um hidratante caseiro pode dar bom resultado na pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com o passar dos anos e a progressão do envelhecimento, a pele humana vai ficando fragilizada. Não é à toa que idosos são mais suscetíveis a ferimentos do que jovens.

Por isso, é preciso prestar atenção aos cuidados com a pele na terceira idade, principalmente a hidratação, prática simples mas que ajuda muito no fortalecimento dos tecidos. Aprenda nesse artigo como fazer hidratante caseiro e proteja a sua pele.

/hidratante-caseiro

Onde reforçar a hidratação

Cotovelos, joelhos e pés são as áreas mais atingidas do corpo dos idosos e por isso precisam de uma hidratação reforçada. O ressecamento demonstra defasagens de nutrientes no organismo e ainda pode ser incômodo.

Isso porque costuma deixar feridas na superfície cutânea, que coçam e ardem, prejudicando o bem-estar da pessoa. O hidratante caseiro é considerado mais potente que o industrializado e por isso previne as avarias.

Creme hidratante caseiro

Os cremes umectantes são o meio mais conhecido de hidratar a pele. Por sua fácil aplicação e potencial resultado, os produtos são muito procurados nas casas de produtos cosméticos.

O problema é que as muitas substâncias contidas nos cremes prometem salvar a pele dos idosos, mas podem acabar piorando o quadro. Se você quer fugir disso, as receitas de hidratante caseiro podem ser a melhor opção. Veja em seguida como fazer.

Ingredientes:

1 xícara de coco ralado

1 colher de aveia

1 xícara de água morna

Modo de Preparo:

Leve ao liquidificador a aveia e água. Bata até que se misturem. Acrescente o coco e continue batendo. O creme estará pronto assim que todos os ingredientes formarem uma mistura homogênea.

Espalhe o creme por todas as áreas ressecadas e deixe agir por 15 minutos. Enxágue com água morna.

A receita é eficaz na hidratação da pele por causa dos efeitos do coco. O açúcar e a gordura presentes na fruta trabalham no fortalecimento das fibras dos tecidos cutâneos.

Sabonete hidratante caseiro

Tenha em mente que não adianta tratar o ressecamento apenas remediando as feridas já causadas: é preciso também prevenir. Na hora do banho, produtos usados podem colaborar para tornar o momento mais prazeroso - ou não. Os sabonetes industrializados, apesar da excelente função de limpeza, podem ser potenciais ressecadores para a pele idosa.

A receita de sabonete hidratante caseiro leva poucos ingredientes e ajuda a hidratar a pele enquanto limpa. Confira a seguir:

Ingredientes:

350 ml de água destilada

½ xícara de soda cáustica

Tigela de aço inox

Colher de madeira

2 e ½ xícaras de banha

2 e ⅔ de xícaras de azeite

¼ de xícara de manteiga de karité

óleos essenciais (opcional)

papel alumínio

formas

panela de aço inox

Modo de Preparo:

Despeje na tigela de inox a água boricada e a soda cáustica. Mexa devagar até que a soda se dissolva. Em uma panela, derreta a banha de porco, adicione a manteiga de karité e o azeite. Deixe cozinhar por 15 minutos e retire a panela do fogo.

Espere por 5 minutos e então derrame a mistura de soda na panela de gorduras. Mexa enquanto despeja. Você obterá um creme claro e espesso.

Misture o creme por aproximadamente 15 minutos. Pegue uma parte da mistura com a colher e a despeje novamente dentro da panela. Se a parte retirada e devolvida demorar a se misturar com o restante do creme, você atingiu o ponto certo. Adicione os óleos essenciais.

Despeje a mistura nas formas e cubra com papel alumínio. Deixe curar por 24 horas. Após o fim do período, pressione o dedo no centro do sabonete.

Se ele afundar, deixe mais 24 horas endurecendo. É preciso conquistar uma consistência bem resistente. Feito isso, é só utilizar no banho e depois vibrar com os resultados em sua pele.

Gostou da ideia de fazer seu hidratante caseiro? Deixe um comentário e curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
beleza
idosos
terceira idade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ