Pele

22/08/2014 06:00 - Atualizado em 08/12/2016 09:40

Veja como evitar cicatrizes com 5 dicas simples

Com cuidados diários, não é tão difícil evitar cicatrizes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Arranhão, queimadura, acne, cirurgia... Todas essas situações podem deixar marcas permanentes em sua pele. O segredo para isso não acontecer é cuidar bem da cicatrização. Assim, enquanto você cuida da saúde, a estética não é prejudicada.

Como evitar cicatrizes

Quer saber como evitar cicatrizes? Veja as 5 dicas que separamos:

1 - Use sempre o filtro solar

O protetor solar é um produto indispensável para quem quer ter uma pele saudável e evitar cicatrizes. Passe o filtro solar todos os dias pelo menos no rosto, para prevenir manchas e outros problemas mais sérios causados pelos fortes raios solares. Pessoas com pele clara não tem a mesma proteção ao sol que indivíduos bronzeados.

evitar-cicatrizes

Já as pessoas com pele morena são mais protegidas por terem uma quantidade maior de melanina, entretanto, são mais suscetíveis a manchas também. Portanto todas as pessoas, independentemente da cor da pele, precisam se proteger do sol.

2 - Hidratante diariamente

Para evitar cicatrizes, ressecamentos, rachaduras e coceiras na pele, é preciso de muita hidratação. Os dermatologistas recomendam passar o hidratante todos os dias depois do banho, de preferência quando a pele ainda estiver úmida para absorver melhor o produto.

3 - Trate o ferimento

Cuidar bem do machucado pode ser uma solução para evitar cicatrizes em sua pele. Em caso de algum ferimento, o primeiro passo é fazer parar de sangrar. Faça uma compressa com um pano e coloque sobre o machucado, de forma firme, por 10 a 30 minutos. Quando parar de sangrar, limpe o ferimento com água abundante. Se não houver mais sujeiras, aplique uma camada de pomada ou creme antibiótico. Desse jeito você evita infecções e mantêm o machucado umedecido.

4 - Proteja o corte

É sempre importante proteger cortes e machucados de infecções ou irritações. Isso porque eles deixam o processo de cicatrização mais lento e mais propício a causar inflamações que podem gerar coceira e agravar o machucado.

Cubra o ferimento com bandagens para mantê-lo limpo, sem risco de pegar alguma bactéria ou outra infecção. Mude essas bandagens sempre que estiverem úmidas ou sujas (isso deve ser feito pelo menos uma vez ao dia). Aplique sempre uma camada de creme antibiótico quando for trocar o curativo. Em hipótese alguma remova a casca do ferimento, pois é isso que pode gerar a cicatriz.

5 - Cuide com a alimentação

Todo cuidado com a pele exige uma boa alimentação. Uma dieta saudável e rica em vitamina C colabora para a saúde geral e principalmente, da sua pele, prevenindo e minimizando a formação de cicatrizes. Algumas dicas são: previra alimentos integrais, tendo como base de sua dieta grãos, vegetais, frutas, proteína magra, gorduras insaturadas e laticínios com pouca gordura.

A vitamina C, em especial, é benéfica para evitar cicatrizes, pois promove uma melhor cicatrização dos tecidos, cartilagens e músculos. Você pode encontrar a vitamina C em muitas frutas, verduras e vegetais frescos.

E aí, gostou das nossas dicas para acelerar a cicatrização? Compartilhe!

TAGS
cicatrizes
pele
saúde
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ