Pele

24/06/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 06:27

Veja 5 tratamentos para rugas na testa e suavize a sua pele

Acupuntura é uma das alternativas para eliminar e prevenir rugas na testa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As rugas na testa são uma eterna preocupação na estética facial. Do peeling aos cremes, cada tipo de tratamento tem uma contribuição proposta com a finalidade de auxiliar contra o envelhecimento da pele. Importante lembrar, contudo, que rugas são sinais naturais, e inevitavelmente aparecem conforme o passar dos anos. Mesmo assim, é possivel adotar algumas medidas para retardar esse processo ao máximo.

O que são as rugas na testa

Rugas são "dobras" na pele decorrentes da perda do colágeno, sinais característicos do avanço da idade e do envelhecimento celular. Elas podem ser aceleradas a partir de fatores como alimentação inadequada, estresse, tabagismo e exposição solar.

Esteticamente, associam-se as rugas na testa à velhice. Por isso, muitas pessoas procuram métodos e técnicas para suavizar ou evitar o aparecimento desses sinais.

Foto: Shutterstock

 

Foto: Shutterstock

Dicas para prevenir rugas na testa

Muitas vezes, mais eficiente do que o tratamento é a prevenção. Dois hábitos saudáveis: usar protetor solar diariamente e alimentar-se de forma balanceada.

O consumo de alimentos ricos em carotenoides, como a laranja, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros, ajudam a retardar o envelhecimento celular. Da mesma forma, contribuem os ricos em flavonoides, como o chá verde, as frutas vermelhas, beterraba e berinjela. O zinco, presente nos frutos do mar, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E também reduzem a velocidade do processo de envelhecimento das células do organismo. Outra dica: comidas ricas em isoflavonas (soja), selênio (castanhas) e silício (aveia) combatem a flacidez cutânea. 

Tratamentos para suavizar rugas na testa

A melhor maneira de suavizar rugas na testa é procurar um dermatologista, que poderá sugerir o tratamento mais adequado ao seu caso. Abaixo seguem 5 deles:

Cremes antirrugas

Contra as rugas, temos atualmente três tipos produtos: os cosméticos, os cosmecêuticos e os medicamentos. Os cremes cosméticos apenas hidratam a pele - sem modificar sua estrutura. Os cosmecêuticos garantem melhor penetração na pele, sem os efeitos adversos que podem acontecer no uso de medicamentos. A partir daí, a ação das substâncias estimulará a produção de novas células, aumentando a concentração de colágeno e elastina, o que proporcionará uma maior firmeza e elasticidade à pele. Dessa forma, haverá uma atenuação das rugas na testa e outras existentes, além da prevenção do aparecimento de novas. 

Acupuntura

A técnica milenar da acupuntura vem sendo utilizada há algum tempo para o combate às rugas na testa. É baseada no princípio da medicina oriental, a qual prega que o envelhecimento está ligado ao desequilíbrio no organismo. A acupuntura na face adapta a energia do corpo, provocando reações fisiológicas diretamente na pele - um deles é o aumento da circulação sanguínea na região. O resultado é uma maior oxigenação da pele e no estímulo da produção de colágeno e elastina. Com o intuito de suavizar as linhas de expressão, usualmente as agulhas são aplicadas no local, em meio às sobrancelhas, na região denominada de glabela.

Ginástica facial

Não é só fazer careta na frente do espelho. A ginástica facial compõe-se de exercícios que atenuam as marcas mais profundas, inclusive as rugas na testa. Não existe milagre: o trabalho tem como objetivo tonificar a musculatura da face, que está abaixo das camadas de pele desta região. Quando você faz o exercício adequado, as fibras musculares ficarão mais vascularizadas, e o sangue levará o oxigênio necessário. O resultado é a tonificação do músculo, dando à pele um aspecto mais jovial.

Laser

O tratamento geralmente estimula a produção de colágeno, dando aspecto renovado à pele. O método mais indicado é o de lasers fracionados, que envolvem micro-perfurações na pele coagulando o colágeno natural, e estimulando o crescimento de um novo, assim como mais elastina, para amenizar as rugas na testa, por exemplo.

Peeling químico

O processo remove a pele morta, estimulando a renovação celular, além de aumentar a sua velocidade. Para que isso ocorra, são necessários compostos de concentrações elevadas de ácido sobre a pele. O efeito será uma pele mais viçosa e lisa, além de rugas superficiais atenuadas. O número de sessões dependerá da profundidade das rugas na testa ou outras partes da pele.. 

Você já fez esses tratamentos ou algum outro que te ajudou à amenizar as rugas? Conte-nos como foi, e se o resultado foi satisfatório.

 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ