Pele

16/08/2014 05:04 - Atualizado em 03/12/2016 08:17

Veja 5 dicas para prevenir e tratar axilas escuras

Descubra as causas e como evitar as indesejáveis axilas escuras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As axilas escuras podem causar incômodo para muitas mulheres. Mas o aspecto sem vida e manchado dessa região do corpo pode ser solucionado e evitado tomando alguns cuidados bem simples. Conheça as principais causas desse problema tão comum e saiba como se livrar dele.

axilas-escuras

Causas das axilas escuras

As principais causas das axilas escuras são alguns métodos de depilação, principalmente os que utilizam a lâmina. A genética também pode fazer com que algumas pessoas tenham maior probabilidade de desenvolver o problema. E algumas doenças ainda podem ocasionar as manchas nas dobras da pele, como diabetes e obesidade. Elas também podem ser provocadas por irritação, alergias e dermatites, devido ao uso de desodorantes e cremes depilatórios.

Além dessas causas mais comuns, as manchas escuras nas axilas ainda podem ser influenciadas por outros tipos de problemas. Entre eles estão as alterações hormonais, o acúmulo de células mortas, o uso de desodorantes com álcool, a depilação e a gravidez.

Como evitar as axilas escuras

1. Limpe bem a região

As axilas escuras podem ser evitadas a partir da limpeza adequada da região. Muitas vezes a falta de higiene adequada acaba causando o escurecimento da pele, por causa do acúmulo de sujeira e óleos. É indicado ainda fazer uma leve esfoliação nas axilas uma vez por semana, eliminando as células mortas ou os resquícios de desodorantes.

2. Cuide na hora da depilação

Opte por fazer a depilação com ceras depilatórias ou laser. É recomendado por dermatologistas que seja evitado o uso de navalhas ou lâminas, pois elas danificam muito a pele. Desse jeito, as técnicas que removem os pelos pela raiz são melhores, pois além de não prejudicar a pele ainda são mais eficazes.
Um dos métodos mais indicados é a utilização do laser de diodo. Além de eliminar os pelos de forma definitiva, ele ainda promove um efeito clareador, pois tem agentes que beneficiam a melanina da pele.

3. Escolha desodorantes corretos

Quando se trata de escolher o melhor desodorante, é preciso ter alguns cuidados. Tente não usar os tipos que contêm perfume e álcool, optando pelos naturais. Algumas marcas ainda trazem propriedades que hidratam as axilas e até algumas que ajudam na ação de clareamento.

4. Tenha uma alimentação saudável

Para melhorar a saúde de qualquer região da sua pele, é fundamental ter cuidados com a alimentação. A ingestão dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo acaba refletindo no aspecto das axilas também. Além disso, beba bastante água: manter o corpo hidratado é muito importante.

5. Cuidados com o sol

Tenha cuidados também com os raios solares, pois eles podem acabar causando manchas e deixando as axilas escuras. Se elas forem expostas ao sol, previna os danos usando protetor solar.

Para fazer qualquer tipo de tratamento, é importante que seja identificada a causa do problema. As axilas escuras podem ser clareadas através de alguns métodos mais simples e caseiros, ou então de forma mais elaborada com um especialista. É indicado que tanto a prevenção quanto o tratamento sejam feitos sempre com as orientações corretas.

TAGS
axilas escuras
pele
manchas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ