Pele

12/09/2014 06:00 - Atualizado em 07/12/2016 06:17

Veja 3 benefícios da vitamina C para o rosto

Vitamina C para o rosto pode rejuvenescer a pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todo mundo sabe que a vitamina C é essencial para a saúde. Mas nem todos desconfiam de sua importância para a beleza da pele

A pele é muito bem tratada por esse elemento presente em frutas, legumes, verduras e outros alimentos de fácil acesso. Então, que tal conhecer cinco benefícios da vitamina C para o rosto?

Como adotar a vitamina C para o rosto

Existem versões manipuladas e industrializadas que podem ser adotadas na vitamina C para o rosto. Ambas podem ter formulações que protegem a integridade dos ativos.

vitamina-c-para-o-rosto


No caso do manipulado, há opções de produtos que apresentam uma boa estabilidade como, por exemplo, o Ascorbosilane C, que é uma vitamina C associada ao silício orgânico, que possibilita ao ativo permear as camadas da pele e apresentar ação mais efetiva. Sobre a eficácia, tanto um tipo quanto o outro trata a pele. Muitos cremes atuais vêm com a vitamina C microencapsulada, o que a protege da fácil degradação na sua forma simples.

Seja qual for a versão, o ideal é seguir uma orientação médica. O dermatologista sabe as marcas que contêm a molécula em sua melhor forma de absorção, assim como os produtos que, além da vitamina C, possuem outros agentes antioxidantes que potencializam sua ação, como a vitamina E e o ácido ferúlico.

Frágil

A vitamina C é um ativo muito vulnerável, isto é, ao menor contato com o ar, se oxida e tem suas propriedades alteradas, o que reduz sua eficácia. Por isso, a embalagem dos cosméticos que contêm o ativo faz toda a diferença. De qualquer modo, é bom ter cuidado. Vale lembrar que não é bom armazenar o frasco em ambientes úmidos e quentes.

Benefícios da vitamina C para o rosto

1 - Colágeno

Alguns testes clínicos mostraram que a vitamina C no rosto estimula a síntese de colágeno, uma das fibras de sustentação da pele. Existem diversas enzimas relacionadas à produção de colágeno que necessitam da vitamina C para atuar em sua forma plena; sendo assim, acredita-se que o uso tópico da substância, em cremes e outros cosméticos, possa influenciar positivamente a sua produção.

2 - Efeito clareador

Por inibir uma das etapas da fabricação de pigmento, o uso tópico da vitamina C no rosto promove um leve efeito clareador, o que faz dela um bom coadjuvante nos tratamentos de clareamento, apesar da sua ação ser menor do que a da hidroquinona (comumente usada para clarear a pele), com a vantagem de não trazer os efeitos colaterais associados ao uso da substância mais poderosa. A vitamina C no rosto melhora a distribuição dos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação, e é uma boa alternativa para os pacientes que não toleram clareadores à base de hidroquinona.

3 - Antioxidante poderoso

O poder de proteção contra o envelhecimento é indiscutível. É o princípio ativo mais eficaz depois do ácido retinoico, sob o ponto de vista tópico. A vitamina C para o rosto combate os radicais livres e melhora as defesas da pele, pois fortalece a imunidade das células cutâneas. Além disso, tem ação hidratante e aumenta o tônus do rosto. O efeito preventivo também é intenso. Por ser um poderoso antioxidante, a aplicação regular da vitamina C tópica é muito útil para a prevenção do desgaste cutâneo em suas diversas formas.

E você, curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E fique ligado na nossa página no Facebook para receber todas as atualizações do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
beleza
vitamina c

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ