Pele

23/11/2014 08:39 - Atualizado em 09/12/2016 12:28

Saiba como se livrar dos hematomas na pele

Soluções simples e adotada em casa são capazes de melhorar a aparência de hematomas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você é daquelas pessoas que está sempre se batendo nos cantos de mesas e sofás, provavelmente conhece bem os hematomas. O problema é que essas manchas sobre o local do trauma podem demorar para desaparecer. A boa notícia é que há soluções a adotar em casa para melhorar a aparência do local.

O que são hematomas?

Hematomas são manchas na pele causadas pelo acúmulo de sangue. Isso pode acontecer por conta do rompimento de um vaso sanguíneo ou veias. Essas manchas podem ser de várias cores, podendo ser escuras, castanhas e azul escuro. Os hematomas são causados por choque, traumatismos, acidentes e alterações hematológicas.

hematomas

Veja como curar os hematomas em 9 dicas

1. Aplique gelo

Assim que o seu hematoma aparecer, pegue gelo e aplique no local. Isso melhora a aparência, já que o gelo faz o sangue fluir mais facilmente. Tente fazer isso o mais rápido possível - se aplicar após algumas horas do trauma, a melhora pode não ser tão visível.

2. Faça uma compressa

Mais ou menos 24 horas depois do aparecimento da mancha, pegue uma compressa quente ou bolsa térmica e aplique sobre o hematoma. Isso fará com que o sangue que está na área seja drenado.

3. Adote uma posição confortável

Quando você se machucar, ou notar a mancha, coloque a perna ou braço para cima. Deite-se de forma a esticar a perna ou o braço, fazendo com que o sangue circule com maior facildade para longe da mancha.

4. Busque fontes de vitamina C

Essa é uma dica para evitar o aparecimento de hematomas. Consuma diariamente alimentos ricos em vitamina C. Se preferir, você pode apostar em suplementos alimentares com a substância. Ela é capaz de proteger os vasos sanguíneos, já que melhora a produção de colágeno.

5. Aposte no gel de arnica

Aplique o gel de arnica na região afetada e faça uma massagem de forma lenta e suave.

6. Use vinagre de maçã

Dilua uma pequena quantidade de vinagre de maçã em água fria. Depois, aplique na região com compressas. Essa atitude fará com que o sangue na região circule com maior facilidade, melhorando o aspecto da mancha.

7. Aplique clara de ovo

Aplique sobre os hematomas uma clara de ovo cru. Ela fará com que a pele se regenere, absorvendo o sangue depositado na região.

8. Busque géis específicos

Existem géis específicos para as manchas causadas por hematomas. Eles devem ser aplicados 2 vezes por dia. No momento em que você aplica o produto deve fazer uma massagem com movimentos circulares por cerca de 10 minutos. Não exagere na força, já que você pode machucar ainda mais o local e causar o aparecimento de manchas mais fortes.

9. Esconda as manchas

Se as suas manchas estão incomodando, aplique corretivo sobre elas. Essa atitude irá fazer com que as suas manchas fiquem escondidas.

Cores das manchas

Logo no momento em que você se machuca, a mancha dos hematomas costuma estar vermelha escura ou roxa. Ao longo do tempo e com o passar dos dias, o tom pode mudar, se tornando azul escuro, depois amarelo puxando para o verde limão e voltando para a cor normal de sua pele.

Essa é uma evolução natural do problema, mas fique atento: caso note alguma alteração anormal na aparência do hematoma, não hesite em buscar auxílio médico. Sua saúde agradece!

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
manchas na pele
acidentes domésticos
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ