Pele

02/07/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 02:38

Sabonete para pele seca é boa opção para o banho no inverno

Peculiaridades do tempo frio colaboram ainda mais para o uso de sabonete para pele seca.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sabonete para pele seca pode ser a resposta para muitos casos, ainda mais agora no inverno. Nessa época do ano, os cuidados com a pele devem ser redobrados: o frio, a baixa umidade do ar e os banhos quentes colaboram para um ressecamento ainda maior.

Quando usar sabonete para pele seca

Ter a pele seca incomoda, pois dá aquela sensação de repuxamento, aspecto escamoso, coceira e rachaduras. Se esse é o seu caso, é muito importante que você utilize sabonete para pele seca     já que alguns produtos podem prejudicar ainda mais a sua pele, desidratando-a.

Além desse complemento que deve ser adotado no banho, existem outros rituais que também precisam ser observados ao menos três vezes por semana se você quer ter a pele lisinha e sem os problemas de secura em excesso.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Tipos de sabonete para pele seca

Você vai encontrar no mercado diferentes produtos, com diferentes matérias-primas e os mais variados efeitos em cada tipo de pele. Se o seu caso necessita um sabonete para pele seca, o pH do produto precisa ser neutro. Na verdade, quase todos os produtos têm a função de desengordurar a pele.

A consequência é que, retirando a camada de gordura que participa na hidratação e proteção à pele, você favorece o ressecamento. O ideal é que se use sabonete apenas nas axilas, nádegas e área genital. Mas é difícil pedir para você abrir mão de usá-lo no corpo inteiro, né?

Então opte pelos sabonetes líquidos especiais para pele seca. Ao contrário dos formatos em barra, eles não possuem alguns componentes que deixam a sua consistência altamente alcalina, com o pH maior que 7. A nossa pele tem o pH 5,5, então o produto não pode ter mais de 7 para uma pele seca.

Os sabonetes líquidos, portanto, costumam ser menos agressivos e mais suaves. Existem também sabonetes que são vendidos como “para pele sensível”, que possuem na sua fórmula hidratantes ao invés de desengordurantes.

Recomendações para tratar a pele seca

Outros cuidados devem ser tomados para evitar prejuízos a sua pele. Tomar banhos muito quentes e demorados é um dos fatores que mais contribuem para a pele seca.  Eles facilitam a remoção da camada de gordura.

O ideal é que você tome banhos na temperatura da nossa pele – até 35º C. Procure não ficar muito tempo exposto ao vapor do chuveiro, que também prejudica a oleosidade natural da pele.

Usar hidratante é fundamental, mas ele deve ser aplicado de maneira eficiente. A camada da nossa pele que leva o nome de barreira transepidermal, composta por queratinoides, fica mais maleável após o banho, fazendo com que o hidratante penetre melhor. Portanto convém aplicar o produto nos três primeiros minutos após o banho. 

Por outro lado, hábitos que beneficiam a hidratação da sua pele são beber muita água, que equilibra o funcionamento do corpo; comer bastante fruta, que são essenciais para a saúde da pele e hidratação do organismo, e incluir ômega-3 na dieta, uma gordura fundamental para a manutenção da saúde, encontrada em vários tipos de peixe.

Também convém evitar o tabagismo, já que esse hábito faz com que os vasos sanguíneos da pele sejam reduzidos, e o consumo de bebidas alcoólicas, que podem agravar possíveis problemas de pele, além de diminuir a produção da vitamina A, ocasionando o envelhecimento precoce dela.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ