Pele

29/12/2015 03:00 - Atualizado em 15/11/2016 04:40

Sabonete esfoliante renova a pele: Faça em casa

A esfoliação ajuda a remover células mortas e a renovar a aparência da pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você está com a pele áspera? O sabonete esfoliante pode resolver os seus problemas. Indicado para a remoção de células mortas, o cosmético é recomendado para uso semanal.

De acordo com a dermatologista Lilia Guadanhim, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a esfoliação acelera o processo de descamação das células mortas, diminui os cravos e suaviza a pele. “Ela é útil em pacientes com pele oleosa e tendência a acne”, explica.

A seguir, veja como preparar três opções de sabonete esfoliante em casa.

Sabonete esfoliante

Cuidados com a esfoliação do rosto

A esfoliação deve ser feita com muito cuidado. O exagero na fricção pode machucar a pele e causar lesões difíceis de tratar. Alguns ingredientes também devem ser evitados, nos cosméticos caseiros. É o caso, por exemplo, do limão.

“Se não for adequadamente removido da pele e houver exposição ao sol, ele pode acarretar manchas que demoram a sumir”, comenta a dermatologista.

Os esfoliantes para o corpo costumam ser um pouco mais agressivos que os produtos para o rosto, portanto jamais utilize o mesmo para as duas regiões. “É muito importante salientar que não se deve esfregar a pele com vigor, apenas com movimentos circulares leves”, reitera a médica.

Saiba Mais
Confira dicas para não errar no esfoliante para o rosto
Esfoliantes certos garantem pele renovada
Esfoliação corporal caseira é o segredo para uma pele linda

Sabonete esfoliante de mel

O mel ajuda a melhorar a luminosidade da pele e promove uma esfoliação suave. Já o fubá é delicado e ideal para o rosto.

Materiais:

- ½ kg de base glicerinada branca picada em cubos

- 30ml de essência de mel

- 30ml de extrato de própolis

- 30ml de lauril líquido

- 3 colheres de sopa de fubá

- 1 colher de sopa de mel.

Modo de Preparo:

Coloque a base picada em uma panela e leve para o fogo em temperatura baixa. Em seguida, junte todos os outros ingredientes e misture bem. Quando a mistura estiver homogênea, despeje-a em uma bacia plástica e deixe esfriar. Depois, misture com um batedor de claras. Coloque em forminhas para sabonete e leve para o congelador até firmar.

Sabonete esfoliante de aloe vera

Materiais:

- 1 barra de sabão de glicerina

- 2 talos de aloe vera (babosa)

- 1 colher de sopa de aveia em flocos

- Gotas da essência de sua preferência.

Modo de Preparo:

Rale o sabão de glicerina e leve a banho-maria. Mexa até derreter. Assim que estiver líquido, junte a polpa dos dois talos de aloe vera. Misture até virar um creme homogêneo. Quando estiver mais cremoso, acrescente a aveia e a essência aromática de sua preferência. Despeje em uma forma e leve para o congelador. Desenforme quando estiver rígido.

sabonete esfoliante infográfico

Sabonete esfoliante rápido

Ingredientes:

- 20ml de óleo infantil

- 20ml de sabonete líquido

- 1 xícara e ½ de açúcar.

Modo de Preparo:

Junte os três ingredientes em um recipiente e misture com uma colher. Utilize logo em seguida.

Que tal testar o sabonete esfoliante caseiro? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
beleza
saúde
rosto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ