Pele

28/07/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 08:24

Rachadura nos pés pode ser evitada com hidratação

Cuidados diários com a pele previnem rachadura nos pés.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A rachadura nos pés traz grande incômodo e, se não for tratada corretamente, pode trazer outros problemas mais graves. Confira algumas dicas para prevenir que isso aconteça.

Como ficam em uma extremidade do corpo, os pés têm pior hidratação em relação ao restante do organismo. E a área mais afetada são os calcanhares. Os tecidos dessa região não produzem glândulas sebáceas suficientes para fazer a hidratação natural da pele. Além disso, o atrito constante com outras superfícies torna a pele mais grossa e áspera, podendo se agravar e causar rachaduras.

Rachadura nos pés
Hidratação inadequada pode causar rachadura nos pés. Foto: Shutterstock

Ocorrência de rachadura nos pés é maior no verão

O uso de sapatos que agridem os pés é uma das principais causas da rachadura nos pés. Principalmente nas estações mais quentes, em que o clima está seco e usamos sapatos mais abertos. O contato com areia e poeira causa o ressecamento e a aspereza da pele.

São identificados outros elementos que causam esse problema como, por exemplo, os fatores genéticos e até mesmo alguma doença de pele, como a psoríase. Problemas vasculares também podem fazer com que a pele fique seca.

O principal tratamento é usar produtos cosméticos ou farmacêuticos para esfoliação e hidratação. Esfoliar ajuda a retirar as impurezas e a pele morta que é formada por causa das agressões. E hidratar trabalha na renovação da pele, melhorando o aspecto e deixando mais macio.

Rachadura nos pés
Retirar células mortas é importante para tratar rachaduras nos pés. Foto: Shutterstock

Veja algumas dicas para prevenir as rachaduras nos pés

Evite usar sapatos que causem muito atrito e agridam seus pés. Variar o tipo de sapato também pode ajudar: não use somente os muito baixos ou os abertos. Experimente também o uso de palmilhas e protetores que são indicados para aliviar o impacto que o calçado possa causar.

Lixar ajuda, mas apenas retirar as células mortas não é o suficiente para evitar a rachadura nos pés. Você precisa usar produtos para fazer a hidratação diariamente. Principalmente no verão, pois o uso de sapatos abertos causa ainda mais ressecamento.

Também é indicado o uso de manteigas e óleos, pois criam uma espécie de camada que impede a saída de água. Se preferir, enrole os pés com um papel filme ou meias para auxiliar no processo. Outro produto que pode ser aplicado é o silicone, pois deixa a pele mais deslizante e dificulta o atrito com o sapato.

Se você já tem a pele mais propensa a ficar ressecada, use produtos que contenham ureia, pois ele auxilia na produção de água no local ressecado. 

É muito importante que diabéticos tenham maior cuidado ainda com as rachaduras nos pés, examinando-os com frequência e evitando lesões, pois com a dificuldade de cicatrização causada pela doença os machucados podem trazer complicações. Outros problemas que podem ser causados são os calos, que se formam devido a agressão do atrito, e as bolhas, que são reações inflamatórias causadas por pequenos traumas. 

Se o ressecamento e a rachadura nos pés persistirem mesmo com esses cuidados, procure um médico dermatologista para verificar se você não tem micose ou uma infecção por fungos. Assim ele poderá indicar qual é o melhor tratamento para você.

Vivo Beleza: Dicas diárias pra você ficar ainda mais bonita

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

TAGS
diabetes
saúde
pés rachados

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ