Pele

29/10/2014 09:06 - Atualizado em 23/10/2016 03:56

Proteja-se do sol e adote cuidados com a pele no verão

Maior tempo de exposição solar exige que você redobre os cuidados com a pele no verão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando a estação mais quente do ano se aproxima, é sinal de que está na hora de intensificar a proteção da pele. Mesmo que os cuidados sejam importantes durante todo o ano, é no verão que a exposição solar aumenta, os níveis de radiação se elevam e nossa pele fica mais vulnerável.

Por tudo isso, é importante que você saiba adotar os cuidados com a pele no verão e também como se proteger da ação do sol e do calor.

cuidados-com-a-pele-no-verao

Cuidados com a pele no verão: Os riscos do sol

A exposição solar é uma ação cumulativa. Cada vez que o sol atinge nossa pele, seu efeito fica registrado para sempre no corpo. Por isso, quando tomamos sol em demasia ao longo da vida, a pele vai adquirindo um aspecto mais escuro e envelhecido.

É por isso também, que é preciso tomar certos cuidados com a pele no verão desde muito cedo - uma atitude preventiva que mais para a frente será responsável por mais saúde e beleza.

O sol é o principal responsável pelo envelhecimento da pele. Sua ação fere as células da derme e enfraquece as moléculas de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele.

Além disso, o calor do sol provoca um alto nível de suor e, por consequência, o corpo perde muito líquido, desidratando a pele. Vale lembrar que a hidratação é o fator mais importante para a saúde da pele.

Outra informação que não se pode subestimar é que o sol em excesso pode ser causador de algumas doenças. As queimaduras solares, muito comuns em pessoas que não tomam os devidos cuidados com a pele no verão, e o excesso de produção de pigmento na pele, ambos causados pelos efeitos dos raios ultravioleta, são os principais agentes que levam ao câncer de pele.

Mas nem só de malefícios vive a exposição solar. É possível fazer do sol uma fonte de energia e obtenção de vitamina D - basta tomar sol de forma segura. Tanto o câncer quanto as demais avarias que os raios causam podem ser prevenidos se estivermos protegidos todas as vezes que formos ao sol.

Ajuda cosmética nos cuidados com a pele no verão

A indústria farmacêutica ajuda muito na hora de manter os cuidados com a pele no verão. Uma série de produtos disponíveis no mercado ajudam a proteger o corpo da ação solar. Confira alguns deles e clique na imagem correspondente para encontrá-los na Vivo Farmácia:

cuidados-com-a-pele-no-veraoBB Aera-mousse

Esse produto é sensação entre as mulheres, porque é uma das melhores formas de proteger a pele.

O BB é um cosmético completo, que hidrata a pele enquanto protege do sol. A versão em mousse é leve e não deixa um aspecto pesado e brilhoso na pele, sendo ideal para o uso diário.

Sugestão: Vichy Capital Soleil FPS 30 (disponível na Vivo Farmácia)

cuidados-com-a-pele-no-veraoProtetor labial

A pele dos lábios é a mais sensível do corpo. Por ser muito fina, é facilmente queimada pelo sol e pela maresia da praia, por isso merece uma atenção especial. Em formato de batom, esse protetor impede que o sol resseque a pele dos lábios e os mantém hidratados.

Sugestão: Protetor Nivea Sun Protect FPS 30 (disponível na Vivo Farmácia)

cuidados-com-a-pele-no-veraoProtetor solar facial

O rosto é uma das áreas mais importantes entre os cuidados com a pele no verão. Ele fica mais exposto ao sol e é mais sensível, sendo atingido facilmente por queimaduras graves. Portanto, o protetor usado nessa área deve ser diferente do utilizado para o resto do corpo, principalmente pelo fator de proteção solar.

Sugestão: Protetor Sundown Diário FPS 50 (disponível na Vivo Farmácia)

cuidados-com-a-pele-no-veraoHidratante para o banho

A gora do banho é um bom momento para manter em dia os cuidados com a pele. Mesmo utilizando protetores solares, a pele ainda fica ressecada pela ação do sol. Os hidratantes corporais com enxágue servem para repor os nutrientes na pele enquanto você se refresca.

Sugestão: Dermage Hidrashower Body (disponível na Vivo Farmácia)

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sol
saúde
pele
verão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ