Pele

08/03/2016 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 08:45

Pomada para assadura pode ser ótima para a sua pele

Porém, nem todos os produtos podem ser aplicados sobre o rosto. Entenda por quê.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ela é bastante comum para tratar a pele dos bebês, mas há quem recorra à pomada para assadura em nome da própria beleza. Hit entre blogueiras, o produto realmente pode trazer bons resultados para quem precisa de uma hidratação potente.

Porém, nem todas as versões da pomada costumam fazer efeito. Entenda por que e descubra quando recorrer a essa alternativa para deixar a pele ainda mais bonita.

bebê e mão com pomada para assadura

Como a pomada para assadura funciona?

O principal ativo desse medicamento é o dexpantenol, que, quando aplicado sobre a pele, se transforma em vitamina B5, hidratando e evitando a perda de água. É isso o que explica a dermatologista Caroline Assed Saad, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Ela tem propriedades hidratantes e anti-inflamatórias”, acrescenta.

Pode-se usar a pomada em diversas regiões do corpo, mas ela não traz bons resultados para quem deseja clarear as olheiras. Esse é um dos principais mitos em relação ao uso desse produto. “O máximo que poderá ocorrer é a hidratação da área dos olhos”, esclarece a dermatologista. Para acertar, use a pomada para assadura nos lábios, nas dobras, nos cotovelos e nos joelhos.

Vale lembrar que existem diversas opções de produtos disponíveis no mercado. Sprays hidratantes podem ser aplicados sobre o cabelo e na pele para renovar e dar brilho. Já lipsticks transparentes, adequados para o inverno, podem substituir a pomada e garantir resultados ainda mais efetivos para os lábios.

Como usar pomada para assadura na pele?

Espalhe uma camada fina sobre os lábios antes de dormir. A pomada para assadura também pode ser aplicada sobre os cotovelos e os joelhos após o banho. Outra dica para melhorar o aspecto do rosto é passar um pouquinho do produto abaixo dos olhos. Essa técnica funciona para quem recorre ao uso de muita maquiagem durante o dia.

Antes de comprar e começar a usar o item, porém, lembre-se de conversar com seu dermatologista. Assim como qualquer produto, quando não aplicada corretamente, a pomada para assaduras pode ser um risco. “A substância não deve ser ingerida nem entrar em contato com os olhos”, adverte Caroline.

É bom ficar alerta: a versão composta por retinol (vitamina A), colecalciferol (vitamina D), óxido de zinco e óleo de fígado de bacalhau não é a melhor opção. “Além de ser uma pomada de textura grossa e pouco agradável, o retinol é um derivado menos potente do ácido retinoico e é encontrado em concentração muito baixa nesse produto”, explica Lilia Guadanhim, dermatologista e membro da SBD.

Deve-se tomar cuidado especialmente nos casos de acne. Por ser uma pomada de veículo gorduroso, ela pode ocluir os poros e piorar as espinhas e os pelos encravados, por exemplo. Nesses casos, vale conversar com um especialista para encontrar o cosmético ideal.

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Se ainda tem alguma dúvida ou comentário, escreva abaixo. E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hidratação
dobras
vitamina B5
dexpantenol

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ