Pele

22/06/2015 04:43 - Atualizado em 23/11/2016 08:23

Pele mista tem jeito: Veja 4 cuidados simples

Produtos para pele mista devem ser suaves e aplicados em regiões diferentes do rosto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma hora seca demais, na outra muito oleosa. Esse é um problema comum de quem tem pele mista. Oleosidade e ressecamento, os dois opostos da textura no tecido epitelial, ocorrem nesse tipo de pele, que faz parte dos rostos da maioria das brasileiras.

Caracterizada principalmente por brilho, poros dilatados e oleosidade em excesso na zona T - região da testa, do nariz e do queixo -, essa pele é ao mesmo tempo ressecada nas outras regiões faciais.

O problema principal de quem tem pele mista é fazer um único tratamento em todo o rosto, sendo que cada parte dele precisa de um cuidado específico. Conheça dicas para deixar a pele sem cravos, espinhas e descamações.

pele mista

Limpando a pele mista

Use água morna e sabonete neutro

Todos os dias, limpe a pele antes de usar qualquer produto. Seja maquiagem ou hidratante, eles podem contribuir tanto para a oleosidade quanto para o ressecamento. Por isso, o ideal para pele mista é usar loções neutras, sabonetes líquidos e de preferência com composição suave, como os de erva-doce. Sabonetes em barra devem ser evitados para não agredir a pele.

Faça a limpeza com água morna para desentupir os poros enquanto tira a sujeira. Depois, já com a pele limpa, use uma loção de limpeza, fazendo movimentos em círculo. Retire os produtos com água fria.

Aplique tônico facial na zona T

Tônicos faciais são imprescindíveis para quem tem pele oleosa e seca ao mesmo tempo. Eles podem ser usados em todo o rosto. Misture com loções adstringentes na zona T para remover a oleosidade. Aplique com algodão e não lave com água depois.

O tônico funciona para dar maior vitalidade à pele, preparando-a para o hidratante. Além disso, esse produto remove os resíduos da maquiagem e as impurezas que são deixadas pelo ar e pelo uso de filtro solar, que favorecem a oleosidade e o brilho em excesso. Se a pele estiver muito oleosa, use o adstringente.

O que usar na pele mista?

Hidrate de acordo com a pele

Depois de limpa e tonificada, a pele mista precisa de hidratantes, que promovem a renovação das células e protegem contra o envelhecimento precoce. Escolha produtos próprios para seu tipo de pele e aplique duas vezes ao dia. Os movimentos para espalhar devem ser circulares e delicados, até que todo o conteúdo seja absorvido. Para o dia, use hidratante com filtro solar.

Antes do hidratante, deixe a pele tonificada na zona T para evitar a oleosidade. Se o produto for uma máscara, prefira aquelas com ativos de chá verde, camomila, hamamélis e ácido hialurônico. O ideal é que seja calmante e oil free.

Protetor solar é indispensável

Quando a pele não está protegida dos raios solares, as fibras de colágeno são destruídas, levando a envelhecimento precoce, aparecimento de rugas, flacidez, manchas, sardas e até mesmo câncer. É por isso que usar protetor solar é tão importante.

Para quem tem pele mista, o ideal é ter dois tipos de creme, um para o dia e outro para a noite. Os dois devem ser oil free e não conter álcool.

Você tem pele mista? Quais são seus cuidados de beleza? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele do rosto
tipos de pele
cuidados com o rosto
oil free

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ