Pele

07/06/2015 08:19 - Atualizado em 07/12/2016 06:29

Pele fina fica avermelhada com facilidade

Vasos aparentes e descamações são outras características da pele fina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você tem vasos aparentes, pele descamativa e avermelhada? A pele fina, identificada por essas características, é vista principalmente em mulheres de pele clara, crianças e idosos. Como ela é frágil, quem vive com essa particularidade deve adotar uma rotina adequada de cuidados para evitar complicações.

Segundo a doutora Edileia Bagatin, Coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele fina acontece geralmente na face, mas pode ocorrer em qualquer área do corpo, exceto palmas das mãos e pés.

Por ser mais sensível a produtos químicos, ao sol e à poluição, a pele fina pode apresentar dermatite irritativa, causada por substâncias ácidas ou alcalinas - como sabonetes, detergentes, solventes ou outros químicos. Os principais sintomas dessa complicação são pele seca, vermelha e áspera.

pele fina

Cuidados com a pele fina

Edileia lista uma relação de produtos que ajudam nos cuidados da pele sensível. Confira quais são eles e turbine a sua rotina de beleza.

Limpeza suave

Procure loções, leites de limpeza e sabonetes líquidos. Opte sempre por produtos sem álcool.

Hidratação

Os produtos mais indicados são os orientados por dermatologistas, pois os cosméticos industrializados podem causar alergias. Devem ser aplicados todas as noites.

Filtro solar

Dê preferência para os filtros solares físicos, que protegem com uma barreira, refletindo os raios ultravioleta.

A pele fina tem mais chances de ter rugas?

Depende. Se você aposta em cuidados diários, utilizando a lista de produtos citados, provavelmente não terá grandes problemas. “Se os cuidados descritos forem feitos, as chances são iguais às de pessoas com peles normais”, explica a dermatologista.

É preciso lembrar que a pele fina tem tendência ao ressecamento e, por isso, pode sofrer mais no inverno. Por conta dos banhos quentes e do vento, que retiram a camada de proteção externa da pele, você deve investir na aplicação de cremes hidratantes e filtro solar, importantes para garantir um toque macio e proteção.

Para acertar e aguentar o inverno com a pele perfeita, confira as dias da SBD.

- Aplique o filtro solar em sua pele pelo menos 20 minutos antes de sair de casa. Espalhe uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente

- Faça reaplicações a cada duas horas

- Evite ter contato com o sol entre 10h e 16h, período em que os raios são mais fortes.

- Use camisetas, chapéus, bonés e óculos escuros. Dê preferência para os que contem com fator de proteção ultravioleta

- Mantenha uma alimentação rica em frutas e verduras

- Deixe de lado o uso excessivo de sabonetes e buchas. Ao escolher a temperatura do banho, tente manter a água morna

- Converse com o seu dermatologista para verificar a periodicidade das esfoliações. Esse processo, apesar de retirar as células mortas da pele, pode ser prejudicial, quando feito em excesso.

Gostou das dicas de beleza? Deixe seu comentário! E continue acompanhando as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele sensível
dermatite
hidratação da pele
cuidados com a pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ