Pele

07/05/2015 01:32 - Atualizado em 08/12/2016 08:41

Pele desidratada tem solução: Acerte no produto

É preciso utilizar produtos para hidratar a pele diariamente e manter hábitos saudáveis.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A água tem um papel muito importante na saúde da pele, pois é responsável pela oxigenação e pela renovação das células, mantendo a hidratação e a proteção. Com a perda de água e a falta de reposição, o resultado é a pele desidratada e com aspecto ressecado.

As causas variam e os tratamentos, também. Deve-se sempre levar em consideração o tipo de pele para tratar e prevenir o problema de maneira adequada. Com alguns cuidados de beleza diários e a adoção de hábitos saudáveis, é possível combater a desidratação e manter uma pele linda.

Principais causas da pele desidratada

Alguns sinais podem ser percebidos por quem está com a pele desidratada, como a perda da luminosidade, secura ao toque e sensação rugosa e de repuxamento, causando desconforto.

pele desidratada

Além da pouca ingestão de líquidos, outros fatores internos e externos contribuem para a pele desidratada. A menopausa, o envelhecimento e outras questões genéticas e hereditárias são alguns deles.

O contato com agentes agressores - como o frio e o calor -, a exposição solar, a poluição e sabonetes impróprios são outras causas associadas à falta de água na pele.

Tratamentos e prevenção para a pele desidratada

Com menos água, a pele perde uma camada protetora chamada filme hidrolipídico, que protege das agressões externas e controla os níveis de água da epiderme. Esse filme é uma mistura de sebo, suor e secreções naturais, sendo responsável pelo equilíbrio dos tecidos.

No caso da pele desidratada, há um desequilíbrio, exigindo alguns cuidados e principalmente o uso de um hidratante apropriado, todos os dias.

Quando a pele está desidratada, é preciso utilizar sabonetes e loções hidratantes de limpeza suaves, sem aplicar os produtos esfregando-os ou causado muito atrito na pele sensível. O ideal é limpar a pele todos os dias, esfoliar uma vez por semana e hidratar de manhã e à noite.

Os cremes hidratantes recomendados são aqueles que contêm ativos capazes de restaurar as condições normais da epiderme, diminuindo a perda de água, restaurando os seus níveis e renovando a camada protetora das células. Alguns ingredientes possuem essas propriedades e podem ajudar.

Uma das substâncias mais usadas em hidratantes é o aloe vera, rico em polissacadários, que acalmam e protegem a pele, possuindo função anti-irritante e antioxidante. O óleo de jojoba também é indicado, pois as suas ceramidas reparam e estimulam a regeneração celular, retendo a água na pele.

A centelha asiática, com grande poder cicatrizante e propriedades anti-inflamatórias, a rosa mosqueta, com ação regenerante, drenante, anti-idade e antirrugas, e o ácido hialurônico, que fornece elasticidade e volume à pele, são outros ingredientes indicados.

Além da pele do rosto, o corpo também precisa de hidratação, principalmente em algumas regiões que são mais sensíveis e propensas a ficar com a pele desidratada. Joelhos, pés e cotovelos são as partes mais afetadas pelo ressecamento, sendo indicado aplicar um creme hidratante específico para pele seca nesses locais, de duas a três vezes por dia.

Outros cuidados ajudam a evitar o problema, como usar protetor solar e evitar exposição excessiva ao sol, ao frio ou ao vento. Beber de um litro e meio a dois litros de água por dia também é indicado, assim como evitar banhos demorados e com água muito quente e manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Você tem pele ressecada? Gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hidratação
limpeza
renovação
água

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ